Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Romeiros estrangeiros  são recebidos
no Santuário de Aparecida por padres bilíngues

Do G1 SP, com informações da TV Vanguarda
Aparecida do Norte, SP - No dia 12, missa solene acontece às 10h (Foto: Erasmo Ballot/Divulgação Santuário Nacional)Aparecida, cidade situada a 180 quilômetros de São Paulo, recebe anualmente cerca de 10 milhões de fiéis. A partir de 2011, esse número deverá aumentar, já que a cidade vai entrar para o roteiro de viagens do Vaticano.
Para receber turistas de outros países, porém, alguns investimentos serão necessários. Com a visita do papa Bento 16 à cidade, em maio de 2007, Aparecida já ganhou novos hotéis: agora são 31 mil leitos. Mas os profissionais da hotelaria ainda precisam se preparar para atender as exigências do turismo internacional.
Dentro da Basílica, o trabalho está um pouco mais adiantado. Já há pessoas para atender gente de todo lugar do mundo. Se o turista for americano, a conversa é com o padre Roni. Ele traduz textos na internet e faz a comunicação com os romeiros estrangeiros.
“A língua universal é o inglês. Então é fundamental que o Santuário conheça e domine um pouco a língua inglesa pra poder acompanhar, orientar e, no meu caso como padre, até celebrar em inglês pra essas romarias, caso isso seja necessário”, explicou.
Se o turista for de país vizinho, quem o recebe é Zenilda da Cunha. É ela quem faz a comunicação e o acompanhamento dos grupos de língua espanhola. “Quando eles encontram alguém que pode se expressar, falar como eles realmente, eles ficam super desenvolvidos, soltos”, falou a monitora.
Aparecida deve receber 100 mil fiéis na véspera do Dia da Padroeira Acolhidos na própria língua para se sentir em casa, os romeiros estrangeiros podem rezar e apreciar as obras de arte espalhadas pela Basílica. Isso deve levar mais fiéis ao Santuário, e mais lucro ao comércio da cidade. “É sem dúvida nenhuma, 10 mil vezes maior do que a Copa. Porque a Copa de 2014 dura 30 dias, isso vai durar para o resto da vida”, disse o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes da cidade, Ernesto Elache.
Festa da Padroeira
Nesta terça-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, a cidade terá programação variada para os fiéis. A comemoração começa às 5h, com o replicar dos sinos e uma queima de fogos. O ponto alto da festa será a Missa Solene, que acontece às 10h e terá a participação do cantor Daniel e do ator Murilo Rosa, que irá recitar um poema. A comemoração se encerra com um show do padre Fábio de Melo.
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida possui infraestrutura para acolhida dos romeiros, como banheiros e lanchonetes, mas não dispõe de alojamento. Algumas famílias costumam acampar nos bosques, onde há banheiros, bebedouros, mas não chuveiros.
Para os fiéis que vão de ônibus de excursão para Aparecida, a administração da Basílica orienta que seja verificada a procedência da companhia que oferece o transporte e as condições mecânicas do veículo para evitar surpresas indesejáveis durante a viagem.
Os padres orientam os idosos e crianças a portar um crachá de identificação com nome completo, endereço e um telefone de contato. Pessoas que tomam medicação controlada não devem esquecer seus remédios.



Nenhum comentário: