Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"APAGÕES" NA CIDADE
DEVEM ACABAR LOGO

Redação com informações da TV Amazonas
Manaus - Os constantes apagões na distribuição de energia elétrica na capital e no interior, deverão acabar dentro de pouco tempo. Em Manaus, o ministro das Minas e Energia Marcio Zimmermann disse que tudo está sendo feito para que o sistema de fornecimento energético na cidade esteja completamente recuperado em torno de vinte dias, mas no interior, a situação será um pouco mais demorada, inclusive, devido a grande seca, o que dificulta em muito a chega de equipamentos nas cidades interioranas, onde também o colapso energético é grande.
O governador Omar Aziz, preocupado com o problema, disse que o Governo do Estado em parceria com o Federal está fazendo todo o possível para regularizar a distribuição de energia no Estado e culpou o calor pelo excesso de consumo de energia elétrica, mas garantiu que dentro de poucos dias tudo voltará a normalidade.
O fornecimento de energia elétrica no Amazonas será solucionado em caráter emergencial. Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira (6). Ao todo, 425 transformadores devem ser trocados nas zonas Norte e Leste de Manaus, nos próximos 20 dias.
Muita carga
Segundo Márcio Zimmermann, o problema das constantes quedas e apagões em Manaus acontece em virtude dos transformadores não suportarem a carga. Ele informou que os novos equipamentos são mais potentes para suportarem o consumo de energia na capital que teve crescimento de 14%. A média do País é de 7%.
“O que nós temos aqui é um problema na distribuição de energia. Na segunda-feira (4), durante uma reunião em Brasília, tivemos relatos do governador e senadores eleitos, sobre a situação energética do Amazonas. O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, ficou muito irritado com os apagões, até porque se tem investido muitos recursos para sanar os problemas no Estado”, explicou o ministro.
Lula orientou o ministro de Minas e Energia a resolver problema. Ele chegou nesta quinta-feira a Manaus onde tratou do problema com o governador Omar Aziz e o prefeito Amazonino Mendes. Ele também se reuniu com a diretoria da Rede Amazônica.
Segundo a assessoria da Eletrobrás do Amazonas, no interior do Estado todos os municípios sofreram quedas de energia. As cidades que tiveram mais apagões foram Tefé (a 525 quilômetros de Manaus), Iranduba (a 34 quilômetros de Manaus), Itacoatiara (a 170 quilômetros de Manaus), e Parintins (a 325 quilômetros de Manaus).
“Em Iranduba, tivemos um problema no cabo submarino, ainda não sabemos as causas, mas prontamente implantamos geradores, para não afetar a região. A carga normal do município é de 8 megawatts e pode chegar a 13 megawatts. Já em Itacoatiara houve o rompimento de cabo, mas foi normalizado rapidamente”, esclareceu.
Linhão de integração
Na opinião do ministro, uma das uma das soluções estruturais é a interligação do Sistema Manaus com o linhão de Tucuruí, já que Manaus consome atualmente 160 megawatts e tem capacidade para 1.500 megawatts .
“A melhor solução de um sistema isolado é este ser interligado. Neste sentido, o gasoduto passará a disponibilizar gás a partir do dia 15 de outubro . Ao mesmo tempo a linha de transmissão, cujo leilão foi realizado em 2008, seria entregue final de 2011, mas em função de licenciamento ambiental, que continua em andamento, foi prorrogada para 2012. Neste período Manaus estará interligada com dois circuitos".
De acordo com o diretor do Procon Amazonas, Guilherme Frederico Gomes, a população deve registrar os problemas acarretados pela queda de energia no próprio órgão. O primeiro passo que o consumidor deverá ter é verificar se, após a queda de energia elétrica, algum aparelho eletroeletrônico deixou de funcionar.
"Quando o aparelho queimar devido ao blecaute, o consumidor deve entrar em contato com a concessionária de energia elétrica, que no caso é a Amazonas Energia e informar sobre o problema, levando a nota fiscal do aparelho, sem esquecer de informar a hora da queda de energia, para que haja ressarcimento. Sem nota, é mais difícil obter a compensação", explicou Guilherme Frederico.
A última capital da Amazônia que está em sistema isolado é Boa Vista (RR). A idéia do Ministério de Minas e Energia é ligá-la a Manaus.

Nenhum comentário: