Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Interrupções de energia em Manaus
devem acabar fim do ano

Portalamazonia
Manaus  – O presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz, afirmou em coletiva ontem a  tarde  que problema de energia na cidade de Manaus deve ser resolvido até o fim do ano. “Só saio daqui quando não houver mais desligamento fora do normal”, garantiu. De acordo com ele, até o dia 25 deste mês,transformadores serão substituídos nos bairros Cidade Nova, zona Norte da capital, e São José, zona Leste.
Os transformadores de energia da capital, segundo José Antônio Muniz, estão sobrecarregados. Um dos motivos apontados por ele para a sobrecarga é o crescimento acelerado da cidade. “Houve um grande crescimento em Manaus, mas neste primeiro momento não vou procurar causas. Quero apenas eliminar os efeitos”, disse. De acordo com o presidente, a capital possui 10 mil transformadores e 179 já foram substituídos.
José Antônio Muniz falou ainda sobre o as interrupções de energia que prejudicam o comércio no Centro da cidade. Ele disse que vários problemas contribuem para quedas de energia no local como ligações ilegais e sobrecarga do sistema. A previsão para fim das quedas na área deve ser divulgada na próxima semana, mas até o fim do ano o fornecimento de energia deve ser normalizado. “Tenho convicção de que antes do Natal esse assunto estará resolvido”, esclareceu.
Além da troca dos transformadores, outras medidas serão adotas para impedir interrupções . Até o próximo ano, cinco subestações de energia serão construídas para suprir a demanda da capital. O orçamento estimado deste ano para execução dos projetos, segundo o presidente da Eletrobrás, é de R$ 900 milhões.
Iranduba
O município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, teve o fornecimento de energia prejudicado desde o dia 29 de setembro, quando um cabo subaquático apresentou problema. De acordo com José Antônio Muniz, a solução é provisória, mas a subestação opera normalmente. Para que não acontece nenhuma interrupção, os 13 geradores de energia enviados ao município permanecerão no local até conserto total do cabo.
Mudança
No início de setembro, a Amazonas Energia afirmou que as quedas de energia terminariam apenas em 2012. Em entrevista ao Portal Amazônia, o diretor presidente da empresa, Pedro Carlos Hosken Vieira, desmentiu a existência de “apagão” na capital e associou o problema às altas temperaturas do período. Ele disse ainda que a interrupção do serviço na capital seria também conseqüência da sobrecarga na distribuição de energia.



Nenhum comentário: