Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PREFEITO ENALTECE AÇÕES
DO INCRA EM TAPAUÁ


Com informações do INCRA-AM
Manaus - As ações desenvolvidas pelo INCRA Amazonas no município de Tapauá, na calha do rio Purus, nos  Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS) Primavera e Samaúma, foram elogiadas pelo prefeito Franci9sco Brandão, fato que no futuro, segundo ele, poderá transformar a economia do município, que ainda é à base do extrativismo.
Ao sair de uma reunião com a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, oportunidade em que alem de agradecer o trabalho do INCRA no município, fez questão de confirmar a sua disposição em estreitar cada vez mais a parceria entre Prefeitura e INCRA, que em sua opinião “está dando muito certo e melhorando as condições de vida das populações rurais do município”.
O INCRA trabalha no município com dois Projetos sustentáveis de reforma Agrária, os PDS Primavera e Samaúma, onde estão sendo construídas 175 casas, com recursos do Crédito Habitação, com investimentos da ordem de R$ 2.625.000,00. Essa acão, segundo o prefeito Brandão, ajudará na queda do déficit habitacional, especialmente nas zonas rurais.
O prefeito acompanhado do coordenador dos assentamentos Francisco Melo (Chicão) visitou os dois assentamentos e verificou de perto a boa qualidade das casas que estão sendo construídas, todas com madeira certificada oriundas de projetos de manejo do próprio município. As casas, medindo 46 metros quadrados, têm varanda, sala de janta e cozinha acopladas, dois quartos, banheiro interno fibrado, fossas biodigestoras, kit- pro- chuva e telas nas janelas para proteger contra o mosquito transmissor da malária.
Apesar das dificuldades para o transporte de material para a construção das casas nos dois assentamentos, localizados em áreas de várzea, em função da seca, os trabalhos caminham dentro da normalidade. No PDS Samaúma, das 115 casas a serem construídas, 14 já estão prontas e 10 em andamento e no PDS Primavera das 6º previstas seis já estão em processo de construção.
DESENVOLVIMENTO
Para o prefeito Francisco Brandão, o INCRA chegou em boa hora no em Tapauá, município pobre, distante dos grandes centros e que ainda vive a base do extrativismo. “Estamos muito satisfeito com a presença do INCRA em nosso município, que através dos seus assentamentos, está começando a promover a melhoria de vida para a nossa população rural, que começa a viver com mais dignidade e inclusão social. Segundo ele, “o trabalho do INCRA é excelente”
Nm outro tópico da conversa, o prefeito garantiu que “na história de Tapauá, nunca houve uma ação pública tão responsável e bem coordenada. O trabalho desenvolvido pela equipe comandada pela superintendente Socorro Feitosa é feito com muita competência e seriedade”.
Entusiasmado com as boas coisas que o INCRA está levando para os dois assentamentos no município, o prefeito afirmou categórico: “Hoje eu não tenho dúvidas de que o progresso e o desenvolvimento de Tapauá, especialmente do setor primário, com a agricultura familiar e o extrativismo, passa obrigatoriamente pelos assentamentos do INCRA, por isso, a prefeitura quer estreitar cada vez essa parceria” – finalizou.



Nenhum comentário: