Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Municípios atingidos pela grande seca
começarão a receber socorro

Fonte: Defesa Civil
Manaus -A situação da maioria dosd municípios do Amazonas, quase todos situados as margens dos rios e sem ligação rodoviária, sendo o rio a única estrada, estão passando sérias dificuldades em razão da grande seca, fato que está mobilizando as autoridades, especialmente o Governo do Estado que começa a colocar em ação uma operação socorro, sob a responsabilidade da Defesa Civil.
HoJe, o subcomando de Ações da Defesa Civil, enviou a primeira remessa de ajuda humanitária para mais de trinta e três mil famílias atingidas pela estiagem no Estgado do Amazonas.
Estão sendo enviadas, segundo fontes da Defesa Civil, seis toneladas de alimentos já estão a caminho para os municípios que decretaram estado de emergência por conta da grande estiagem, a começar pelo município fronteiriço de Tabatinga, seguido de São Paulo de Olivença, Santo Antonio do Iça e Tonantins, todos na calha do alto Solimões. no alto Solimões.
BASES DA OPERAÇÃO
Dos 62 municípios, 25 decretaram Situação de Emergência. São eles Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Borba, Alvarães, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Tefé, Uarin, Beruri, Manacapuru,Itacoatiara,Barreirinha e Parintins.
Em nota divulgada na última terça- feira (05), a Defesa Civil informou que na primeira etapa da operação de ajuda emergencial serão distribuídas 29.928 cestas básicas às famílias atingidas pela seca. Ainda serão entregues 15 mil kits de higiene pessoal e 90 kits de medicamentos rurais e hospitalares.
Os municípios de Tabatinga, Tefé (525 quilômetros de Manaus), Eirunepé (a 1.245 quilômetros) e Manaus funcionarão como bases na operação. Tabatinga para atender os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça e Tonantins, todos no Alto Solimões.
A base de Eirunepé vai ajudar os municípios de Boca do Acre, Envira, Gujará, Ipixuna, Itamarati e Juruá. No médio Solimões, Tefé vai suprir Uarini, Alvarães, Coari, Fonte Boa e Jutaí. A base Manaus vai atender Borba, Beruri e Caapiranga.
De acordo com o Decreto n°.7.257 de 04 de agosto de 2010, a situação de emergência é conceituada como "situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido, no caso em questão os municípios".



Nenhum comentário: