Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

QUELÔNIOS APREENDIDOS
 EM BARRERINHA



(Texto: José de Oliveira – Foto: Delfa Amazonas)

Barreirinha, AM - Uma operação envolvendo a Polícia Militar e fiscais Ambientais, realizada na noite de sábado, resultou na maior apreensão de quelônios no município. Cerca de 70 tracajás foram encontrados no porão da embarcação de nome Almirante Teixeira que se deslocava pelo Paraná do Limão para o município de Urucurituba.
De acordo com informações do proprietário do barco, o agricultor Rubem Moreira da Silva, 37 anos, eles estavam vindo da Vila Carneiro, no Paraná do Urucurituba, e seguiam para a cidade do mesmo nome. O dono do barco negou que os quelônios apreendidos eram de sua propriedade, disse que a sua embarcação estava fretada, mas não revelou para quem.
Além dos quelônios, foram apreendidas duas espingardas Calibre 20, malhadeiras e arrastões. Perguntado pela reportagem porque viajavam completamente no escuro e sobre a propriedade da carga, o dono da embarcação explicou que estava “viajando a noite porque é menos quente e não se percebe a distância até a chegada a Urucurituba”.
O fiscal Ambiental Marcos Bahia, que coordenou a operação, informou que os animais vão ser entregues a coordenação do projeto Pé-de-pincha para que eles sejam devolvidos ao rio Andirá. Alguns animais estavam estressados devido estarem acondicionados em sacos de fibra.
“A operação só teve sucesso porque a comunidade denunciou a pesca e o transporte ilegal dos animais, é um momento histórico para a fiscalização, nós já vínhamos fazendo um trabalho há algum tempo e sempre não tínhamos êxito porque os moradores não informava com precisão, hoje deu tudo certo”, explicou Bahia.
Ele disse ainda que cada animal apreendido se multado custaria R$5.500,00 para o proprietário da embarcação. “Nesta operação os envolvidos foram interrogados e assinaram um termo de responsabilidade tendo em vista serem de outro município. Vamos liberá-los devido a colaboração que os ocupantes do barco fizeram com a fiscalização, vamos fazer o auto de apreensão e constatação para encaminhar a denuncia contra os infratores ao seu município”, finalizou.

Nenhum comentário: