Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NEM PARA PEDIR VOTOS

                                                                               *Osny Araújo

A Amazônia e particularmente o Amazonas, parecem mesmo que não fazem parte do Mapa do Brasil. Talvez por ficar longe dos grandes centros econômicos e do poder político, a região pouco é olhada com o respeito que merece pelos políticos, talvez ainda por ter um colégio eleitoral com aproximadamente vinte milhões de eleitores.
O fato é tão real, que os políticos não aparecem por aqui nem mesmo tempo de campanha política para pedir votos. Cruzam o Brasil em quase todas as regiões diariamente, inclusive repetindo visitas e por aqui, bem, por aqui ninguém vem e ainda assim eles têm coragem de falar em Amazônia, desmatamento e coisa e tal.
Alguém precisa dizer a esses políticos, que a região Norte, onde está situada a tão decantada Amazônia faz parte do mapa do Brasil e que por aqui, vivem milhões de brasileiros e que tem orgulho de terem nascido na pátria verde amarela, mesmo sabendo que o Brasil parece não ter nenhum pouco de orgulho sobre isso. Se tem, não demonstra.
A prova disso, é que estamos encerrando uma dura campanha política para presidente da República, em um disputado segundo turno e nenhum dos dois candidatos, Dilma Roussef, do PT e José Serra, do PSDB, apareceram no Amazonas para mostras as suas propostas de Governo.
Esse comportamento, até mesmo em tempo de campanha eleitoral e de caça a voto, demonstra de forma clara um certo desinteresse pela região, muito embora nos discursos os candidatos digam outra coisa, jurando de pés juntos e mãos postas que estão preocupados com a região e seu povo e garantam que tem muitas propostas para a região. Será?
No primeiro turno, Serra ainda deu uma ligeira passada por Manaus. Dilma, não veio e no primeiro turno, isso até tem uma explicação razoável. Como os dois principais candidatos ao Governo, Omar Aziz, PMN reeleito e Alfredo Nascimento, PR, defendiam votos para a candidata petista em palanques diferentes, ela preferiu tirar o Amazonas da agenda. No segundo turno, onde não existe mais campanha para governador no Estado, a candidata petista ainda chegou a agendar uma visita a Manaus e depois riscou da agenda o compromisso. Talvez, por ficarmos longe demais dos chamados grandes centros, talvez por sermos ainda um pequeno colégio eleitoral.
Não tem importância, não. Nós brasileiros da Amazônia e particularmente do Amazonas, estado prejudicado pela não conclusão da recuperação da Br-319, interligando o Estado ao eixo-rodoviário nacional por culta de fanáticos ministros (Marina e Minc) que passaram pelo Ministério do Meio Ambiente e barram a obra, continuamos orgulhosos de seremos amazônicas e brasileiros e iremos votar, torcendo para que vença o melhor candidato e possa fazer um governo bom para o Brasil e quem sabe, sobre alguma coisa boa para a Amazônia. Sonhar não custa nada e naturalmente não paga imposto, até agora.
O fato é que essa discriminação não ocorre apenas no campo político.Na mídia nacional, por exemplo, a Amazônia só aparece para mostrar as noticias ruins, como desmatamentos, queimadas, secas recordes como a que ocorre agora no Estado, grandes enchentes, deslizamentos de terra etc. É preciso que se diga, que por aqui, também acontecem coisas boas e que precisam e devem ser mostradas para o Brasil e para o mundo, mas um dia, se Deus quiser, a grande mídia vai chegar a essa conclusão.
Talvez, por esse distanciamento das grandes lideranças políticas da região e do desconhecimento das peculiaridades, de uma região realmente diferenciada, a Amazônia sofra com ações nacionais generalizadas, especialmente no que diz respeito à liberação de recursos para o setor primário, quase sempre fora de época, porque quando o sul e o sudeste, por exemplo, estão vivendo um momento, a Amazônia, exatamente por ser diferente, vive outro, logo, deveria ter também um tratamento diferenciado, mas isso, infelizmente não ocorre e o nosso famoso TCU sabe perfeitamente disso, mas as leis precisam ser cumpridas e por isso, precisamos nos adaptar a situações estranhas para conseguirmos realizar alguma coisa fora de época. A Amazônia é uma região diferenciada, por isso, deve se vista com um olhar diferente. (Postagem simultânea no Amazônianarede e Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
Blog: osnyaraujo.blogspot.com
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: