Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Agronegócios
Muni, “É por aí o caminho”

                                                       *Thomaz Meirelles

No último dia 22, nas dependências do Dulcilas/Ponta Negra, a Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas, atualmente sob o comando do competente Muni Lourenço Junior, realizou a entrega do Mérito Agrícola 2010 aos empreendedores rurais que mais se destacaram em busca do desenvolvimento agropecuário amazonense. Entre os homenageados, estão: Nabor Kina (Agricultor), Itsuo Koba (Avicultor), Adalberto José Moreto (Pecuarista) e Manoel Vital (agroindustrial). A Menção Honrosa foi dedicada ao inesquecível Dr. Eurípedes Ferreira Lins. Uma justíssima homenagem ao caboclo de “Boa Fonte” que dedicou sua vida em busca do crescimento agropecuário deste Estado. Ao Muni, e toda sua equipe, nossas parabenizações pela realização do impecável evento, pois o Amazonas e o setor rural merecem encontros dessa magnitude.
Homenagem ao Dr. Eurípedes
É do meu conhecimento que o Parque de Exposição Agropecuária do Amazonas já é oficialmente denominado de “Eurípedes Ferreira Lins” (Lei Estadual 3.410, de 29.07.2009). Contudo, entendo que o setor primário regional ainda está devendo a realização de um grande evento para registrar definitivamente essa conquista que contou com a sensibilidade da Assembleia Legislativa (unanimidade na aprovação) e do Governador do Estado. Penso, inclusive, que tal evento possa ser realizado durante a próxima exposição agropecuária. Ainda com relação ao assunto que envolve a nova denominação do parque de exposição, sugiro que o auditório existente nas dependências do parque, onde são realizadas significativas palestras, receba o nome de “Angelino Bevilacqua”. Voltando ao evento do Sistema FAEA/SENAR, confesso que me chamou atenção as inúmeras funções de conselheiro exercidas pelo Dr. Eurípedes Lins, com destaque para: FPMES, da Afeam; CAS, da Suframa; Deliberativo, do Sebrae; Administrativo, do Senar, e outros conselhos. Um detalhe, todos sem remuneração. Além disso, Eurípedes recebeu o diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Ordem do Mérito Militar, medalha Rui Araújo, Comenda da Ordem do Sol Nascente Raios Dourados e Prateados, com as honras do Imperador do Japão, Akihito. A indicação para essa homenagem partiu do Consulado Geral do Japão, em Manaus, dedicada pelos relevantes serviços prestados aos colonos japoneses que vieram para o Amazonas trabalhar na agricultura. Iniciou a avicultura, responsável pela primeira exposição agropecuária, pioneiro na criação de bovinos, diretor da CNA e presidente do Sistema FAEA/SENAR por oito mandatos.
X Seminário do Sistema FAEA/SENAR
Nos dias 23 e 24, o Sistema FAEA/SENAR promoveu o X Seminário de Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia Ocidental. Foram apresentadas palestras sobre diversas temáticas, e que contou com a participação de técnicos do Idam, ADS, Conab, Embrapa, CNA e Ipaam. O evento também teve a participação do presidente de todos os sindicatos rurais do Amazonas. Tive a grata satisfação de participar da solenidade de entrega dos diplomas, ao lado dos amigos Valdelino (ADS) e Maurício Seffair (Sebrae). Certamente, e de onde estiver, o Dr. Eurípedes está feliz e dizendo: “Muni, é por aí o caminho”.
Balcão de Agronegócios
Na manhã do dia 22, em frente ao mercado da Manaus Moderna, o Sebrae e o Sistema Faea/Senar inauguraram as novas instalações do Balcão de Agronegócios. Um espaço bonito e de grande importância para o produtor rural amazonense. Informações sobre pesquisa, crédito, assistência, comercialização, entre outras, estarão disponíveis ao setor primário regional. Soube, inclusive, que logo após a inauguração houve uma intensa procura tendo sido necessário a distribuição de senha aos interessados. Acompanho, nos últimos anos, as atividades do Balcão de Agronegócios e posso afirmar o importante e estratégico papel que desempenha. A pesquisa de mercado (atacado e varejo) executada pelo Idam (de responsabilidade do técnico Bahia) vem facilitando a implementação de alguns programas institucionais. Com relação a esse aspecto, sugiro ao Balcão de Agronegócios, especificamente aos técnicos do Idam que executam essa importante tarefa, para ampliar a pesquisa atualmente realizada definindo todos os preços (atacado e varejo) em quilograma nos moldes utilizados pelas Centrais de Abastecimento de todo o país. A definição do preço em “kg” dá mais segurança e transparência para as políticas públicas direcionadas à comercialização. Neste momento, registro os meus agradecimentos ao amigo Marcus Pinheiro, atualmente assessorando o Muni, pois a atividade desenvolvida no Balcão de Agronegócios, nos últimos anos, foi fundamental para o crescimento do número de clientes do Programa Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento. Ao amigos Muni, Nelson e Maurício Seffair nossas parabenizações por mais essa ação do Sistema S em benefício do produtor rural do Amazonas.

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio e escreve sempre neste endereço. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com





Nenhum comentário: