Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Deslizamento de Terra determina
 estado de emergência no município

Blog, com informações da Prefeitura Municipal
S. Paulo de Olivença – O município de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), que já vinha sofrendo grandes problemas em função da estiagem, passando por sérias dificuldades em função da pouca navegabilidade dos rios, agora se vê as voltas com mais um grave problema. Provocado pelo deslizamento de terra, atingindo dezenas de casas situadas em uma área de risco da cidade, deixando dezenas de desabrigados.
Aflito com a situação do município que tem poucos recursos humanos, técnicos e financeiros, o prefeito Raimundo Nonato Martins decretou estado de emergência no município, a fim de que possam socorrer as vitimas com maior rapidez, já contando com o socorro da Defesa Civil do Estado.
ÁREA DO DESASTRE
A área onde o deslizamento aconteceu mede aproximadamente 200 metros. De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, pelo menos 60 casas foram atingidas. Segundo o prefeito do município, Raimundo Nonato Souza Martins, ainda não há precisão sobre a quantidade de famílias desabrigadas.
“Na tarde desta segunda, mais casas desabaram, a área se tornou um local de risco. No último domingo choveu bastante pela manhã, mas acredito a descida do rio nos últimos meses e a localização das em uma área não apropriada contribuíram para o acidente. Já acionamos a Defesa Civil do Estado, o Governo do Amazonas, ajuda da Força Nacional e Exército para remoção das casas caídas. O município já está em situação de emergência”, disse o prefeito.
As famílias prejudicadas são realocadas em escolas estaduais, casas alugadas, e residências de familiares.
“Muitas famílias afetadas foram deslocadas para duas escolas estaduais e para casas alugadas, outras preferiam ir para casas de parentes. Quando o deslizamento iniciou na madrugada, mais de cem famílias perderam todos os documentos e bens materiais. Estamos fazendo um cadastro para verificar quem realmente está sem casa. O deslizamento continua”, descreveu Martins.
SOCORRO DO ESTADO
De acordo com a Defesa Civil, uma equipe com mais de duzentas pessoas saíram de Manaus para o município, onde será feita uma avaliação de danos materiais. Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo de Olivença, Márcio Tourinho de Souza, a empresa Amazonas Energia já foi acionada para a instalação de luz nas estradas que dão acesso a cidade.
“Estamos acionando todos os órgãos para ajudar as famílias desabrigadas. Desde sábado estamos recebendo cestas básicas com alimentos para as pessoas que vem sofrendo com a vazante. Esta alimentação contribui para auxiliar as vítimas desse deslizamento de terra”, destacou Márcio.
O COMEÇO
No início do mês de agosto deste ano, o primeiro deslizamento de terra levou a prefeitura de São Paulo de Olivença a acionar a Defesa civil do Amazonas e decretar estado de emergência no município por conta do desastre natural. Durante o período, 33 famílias foram retiradas da área de risco.
Outro desbarrancamento atingiu mais dezessete casas no dia 27 agosto, com aumento dos riscos para moradores das proximidades do porto da cidade. Na época, o coordenador regional da Defesa Civil do Amazonas no Alto Solimões, Gildásio Araújo, disse que a situação ficou conhecida como o fenômeno de “Terras Caídas”.


Fotos divulgação da Prefeitura

Nenhum comentário: