Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Na posse de Francisco Cruz, governador 
Aziz defende fortalecimento do MPE


Com informações da Agecom
Manaus -  O governador Omar Aziz reafirmou a parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) para o fortalecimento da instituição, durante a posse do novo procurador chefe do MPE, Francisco das Chagas Santiago da Cruz. Durante o discurso, Omar disse que uma das medidas será a construção de cerca 300 residências não só para os procuradores que atuam no interior, como também para juízes e defensores públicos.
“Vamos dar condições para que eles permaneçam no município”, justificou, ao lembrar que já autorizou para o orçamento do ano que vem o aumento no duodécimo do MPE, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e da Assembléia Legislativa do Estado (ALE). “Não dá para ajudar a população se o Juiz, o Defensor e o Promotor não dispõem de condições de trabalho”, ressaltou.
Omar Aziz reconheceu a importância do trabalho do órgão como uma instituição independente e fiscalizadora da sociedade. “Espero que continue assim. A presença do MPE é importante por ser um órgão sempre atento que colabora com a administração e com a transparência. Segundo o governador é importante governar com todas as instituições que compõem o Estado. “Instituições como o Ministério Público precisam estar fortalecidas e independentes, atentas a tudo, até porque servem para nos orientar”.
Sobre a escolha de Cruz, como o novo chefe do MPE do Amazonas, Omar disse que o principal critério foi o fato do procurador ter sido indicado quatro vezes na lista tríplice. “Espero que ele faça um grande trabalho e possa colaborar com o Estado, principalmente na questão da transparência”, concluiu.
Francisco Cruz, por sua, vez disse esperar contar com a parceria com órgãos oficiais para melhor aparelhar o MPE. “Faremos uma gestão em busca da parceria com os órgãos oficiais para melhorar nossas instalações. Queremos dotar os promotores da capital e do interior com a estrutura necessária para exercer seu trabalho”.
Cruz disse que vai diagnosticar a situação física do órgão e, a partir daí, buscar parceria com os organismos estaduais e federais para revitalizar a rede física. “Pretendo fazer por calha de rio. Primeiro, diagnosticar e depois estabelecer nossa política de ação”.

Nenhum comentário: