Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

PREFEITURA DE IRANDUBA ABRE ESTRADA
PARA SOCORRER ISOLADOS DA SECA

Fonte: Radialista J. Ray- Assessor de Comunicação da Prefeitura de Iranduba

Iranduba, AM - A segunda maior estiagem da história dos rios do Amazonas está deixando isolados mais de três mil moradores das regiões dos rios Negro e Solimões, no município de Iranduba, o mais próximo a Manaus (3,5km, pois a contagem deve ser feita a partir do porto das balsas, área que faz parte de Iranduba).
Em Acajatuba, por exemplo, onde em condições normais só é possível chegar por via fluvial, a água desapareceu por causa da vazante do rio Negro. Com o fenômeno, 264 famílias que residem naquelas áreas estão completamente isoladas, assim como também as que moram em outras povoações próximas.
Para sair do distrito até a Praínha, local onde é possível o acesso de carros, é preciso caminhar nove quilômetros a pé.
A seca também dificulta o abastecimento de alimentos e até mesmo de óleo diesel para gerar energia elétrica nas comunidades da região do rio Negro através de pequenos grupos geradores ali existentes.
Diante da crise provocada pela seca, não restou outra alternativa a não ser abrir uma estrada pela trilha existente na mata, para chegar à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a principal do distrito de Acajatuba.
Para viabilizar o acesso vai ser necessária, também, a construção de um aterro e de uma ponte de 30 a 50 metros por cima de um igarapé.
O Prefeito de Iranduba, Nonato Lopes (foto)  – PMDB, visitou a área na tarde de ontem, determinou o deslocamento de um trator de esteiras para o local à noite e o início da abertura da estrada nas primeiras horas da manhã de hoje. O trabalho está em andamento.
Equipes da Defesa Civil do Município e do Estado estão mobilizadas para distribuir cestas básicas neste fim de semana em Acajatuba e em outras localidades irandubenses da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro- RDS.
O mesmo trabalho vai ser feito nas comunidades do rio Solimões, a começar pelo Jandira, onde houve desabamento de terras nos últimos dias e a Prefeitura também teve que construir um desvio de mais de 500 metros para substituir o trecho da estrada que caiu com o fenômeno natural.
Pela primeira vez nos 29 anos de emancipação política do município de Iranduba os alimentos terão que ser distribuídos por via aérea (helicópteros), pois não há água para navegar, nem mesmo nos pequenos motores de rabeta, transportes bastante comuns nos rios amazônicos.

Nenhum comentário: