Pesquisar este blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Muita gente deixa a capital no feriadão


Fonte: amazonianarede
Manaus –Pelas estradas, portos e aeroportos, mesmo com o segundo turno das eleições presidenciais amanhã, milhares de pessoas estão deixando a capital desde ontem para aproveitar o feriadão prolongado
A maior parte dos deslocamentos são para os municípios próximos a Manaus, ligados por estradas, vindo a seguir os mais distantes, onde o meio de transporte mais utilizado são os tradicionais barcos de linha e por último, o avião, sendo o Nordeste o destino mais procurado.
Desde ontem,, quando os carros de passeio, ônibus e caminhões com carga se aglomeram no tradicional porto de São Raimundo para a cansativa e dificultosa travessia até a ponta do Pepeta, no Iranduba, o movimento é intenso e estressante, mas mesmo assim, as pessoas dispostas a tudo para curtir os dias de folga, enfrentam tudo com bom humor e muita paciência.
Estimativa da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) apontam para a saída de Manaus de pelo menos 50 mil pessoas durante este feriado prolongado. O número corresponde somente ao fluxo que deve ser registrado nas balsas que fazem a travessia entre a capital e o município de Iranduba. O serviço, que foi ameaçado de paralisação por aquaviários, deve seguir normalmente durante todo o período.
Segundo a SNPH, a operação montada para atender a demanda de cerca de 4,5 mil veículos no feriado disponibilizará oito balsas. Cada uma delas deve fazer entre oito e dez viagens diárias, em regime de plantão 24 horas. Para agilizar o trajeto, as balsas não irão esperar um horário específico para iniciar a travessia. “A balsa vai sair assim que lotar, tanto em Manaus quanto em Iranduba”, explicou a assessoria.
Os trabalhos começaram nesta sexta-feira (29) e devem se estender até a próxima quarta-feira (3), para atender os últimos motoristas. Sobre possíveis atrasos, a SNPH explicou que as balsas param para abastecer a cada quatro horas, em um intervalo de apenas 15 minutos. Em caso de problemas mecânicos, a Sociedade deve disponibilizar um núcleo de Manutenção 24h nas áreas portuárias.
Em horários de maior movimento haverá distribuição de água mineral em garrafas Pet 2 litros. Quem quiser confirmar o número de balsas em operação, o número de veículos na fila de espera e o tempo aguardado para o embargue, a SNPH disponibiliza o Disque Travessia, por meio do 3232-6868, com informações atualizadas minuto a minuto.
Paralisação
Grupo de aquaviários ameaçou ontem (28) paralisar as atividades, em reivindicação pela criação de um plano de cargos carreira e salários da categoria. Com a manifestação, o serviço durante o feriado prolongado ficaria prejudicado. Ainda nesta quinta-feira o grupo reuniu com representantes da SNPH para negociar a situação.
A entidade afirmou que os aquaviários se mostraram “sensíveis” ao entendimento de que este momento não seria o correto para a manifestação, principalmente pela proximidade com o dia do segundo turno das eleições, dia dos finados e a realização do feriado prolongado. Uma liminar expedida pela desembargadora Graça Alecrim Marinho também julgou a paralisação inadequada.



Nenhum comentário: