Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Obra de Villa-Lobos abre hoje o
14º Festival de Ópera do AM

Manaus – Uma das mais importantes obras de Heitor Villa-Lobos, a ópera “Yerma” abrirá, às 20h desta sexta-feira (23), no Teatro Amazonas, o 14º Festival Amazonas de Ópera (FAO).
Com 147 artistas no placo e 70 integrantes da Amazonas Filarmônica, “Yerma” terá direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus, direção cênica e figurinos de Alex Aguilera, coreografia de Monique Andrade e iluminação de Moisés Vasconcelos.
O espetáculo terá ainda participação do Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Companhia de Dança do Amazonas e Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, que fará uma participação especial no terceiro ato da obra de Villa-Lobos.
Apresentação completa
É a primeira montagem no Brasil em que “Yerma” será apresentada na íntegra. Nas poucas montagens anteriores, a ópera, considerada “obra gigantesca”, segundo o regente Marcelo de Jesus, sofreu cortes significativos, deixando de lado trechos muito importantes da que se considera uma das obras-primas do compositor brasileiro.
História
A ópera narra a história trágica de Yerma, interpretada pela carioca Eliane Coelho, uma mulher obcecada pela idéia da maternidade não realizada, cujo marido, Juan, embora a ame, se recusa a ter filhos. A essa relação soma-se o vértice de um triângulo amoroso, com Victor, paixão da protagonista, e as moradoras do vilarejo, que trazem consigo os moralismos opressores ao casal.
Composta entre 1955 e 1956, a ópera só estreou quase 20 anos depois, em 1971, nos Estados Unidos.
 No Brasil, a primeira montagem brasileira foi apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1983.
O Festival Amazonas de Ópera segue até o dia 30 de maio.



Nenhum comentário: