Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Espigão do Arara

ASSENTADOS DO INCRA QUEREM
CRIAR PEIXE E CAMARÃO

Careiro, AM - Criado em 2004 pela superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Projeto de Assentamento Espigão do Arara, no município do Careiro, na Região Metropolitana de Manaus, quer se transformar num grande produtor da agricultura familiar, com destaque para a piscicultura.

Os assentados que estão com a idéia fixa de trabalhar com a criação de peixe, em trabalhar com peixe, vão trabalhar de acordo com as leis ambientais .”o projeto de Assentamento Espigão do Arara, no município do Careiro, através os seus assentados, sonha em se transformar em pouco tempo em um exemplo de como se pratica ereforma agrária sustentável. O assentamento conta apenas com duas comunidades: Amocarama e Cruzeiro do Sul”.

Domingos Pinto, presidente da Associação dos assentados do ramal do Amocarama, foi direto quando afirmou: “Esse sonho, se Deus quiser, nós vamos realizar, mas será tudo de acordo com as leis ambientais. Queremos que o nosso assentamento seja um exemplo de como se faz reforma agrária sustentável, produzindo e respeitando o meio-ambiente e para isso, vamos procurar os órgãos ambientais, para que tudo seja feito dentro da legalidade”.

Com 129 famílias assentadas, o projeto servido por duas vicinais num total de 25 km, está se organizando para fomentar a produção em todos os sentidos. Para isso, através das associações das duas comunidades, os produtores estão procurando abrir portas através da Secretaria de Produção do Estado, via Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM) para a aprovação de vários projetos, que precisarão também do licenciamento ambiental junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Domingos Pinto fala com muita esperança do futuro no assentamento. “Nós estamos unidos e trabalhando com o firme propósito junto às autoridades competentes do município, do Estado e o apoio do INCRA para transformar o Espigão do Arara no verdadeiro centro produtor da agricultura familiar. O assentamento tem potencial e estamos perto de três grandes cidades, a sede do nosso município, o Careiro, Manacapuru e Manaus, que é o grande centro consumidor”.

Apesar de pequeno, o projeto tem uma boa produção de cupuaçu, banana, farinha de mandioca, macaxeira, pupunha, cana-de-açúcar, batata, cara, além de galinha caipira, e patos e pequenas criações confinadas de caprinos.

PEIXE E CAMARÃO

O fogo de quase 30 famílias de assentados é a criação de peixe, aproveitando a potencialidade natural que o projeto oferece.

São muitos os “olhos” de água que brotam da terra, além dos igarapés, o que vem despertando nos assentados a vontade de trabalhar na criação de peixe. “Criar peixe aqui no assentamento tem tudo para ser um grande negócio” afirma Domingos Miranda, que recebe de imediato a concordância de vários companheiros, que junto com ele sonham com a viabilização desse projeto.

Sem discordar dos companheiros, Tibiriçá Mendonça de Souza, não está envolvido no projeto dos que desejam criar peixe. O seu negócio é outro e garante: “muito mais sofisticado”. Ele disse que está trabalhando para viabilizar um projeto para criar camarão. “Já estive sondando, colhi informações e estou certo de que criar camarão aqui será um grande negócio da china e vou chegar lá, se Deus quiser”, afirma com fé.

Os assentados estão tomando providências para serem beneficiados com o crédito do PRONAF A, - um financiamento criado pelo Governo Federal específico para a reforma agrária - a fim de que possam ter recursos para tocar os projetos pensados.

A respeito disso, o chefe da Unidade Avançada do INCRA no Careiro, Elias Humbelino de Lima, garante que a instituição está trabalhando na liberação das Declarações de Aptidões (DAP), documento exigido pelo Banco para a negociação do crédito.”Estamos com várias DAPs, prontas, a espera dos interessados” disse Humbelino, garantindo que o INCRA continua trabalhando no sentido de tornar apto todos os interessados, o que poderá ocorrer logo após sair à regularização ambiental do projeto que está sendo trabalhada junto aos órgãos ambientais.

Disse ainda o chefe da UA do Careiro, que as famílias assentadas já foram beneficiadas com o Crédito Inicial (alimento e fomento) e o habitação, este último faltando ainda à liberação para 32 famílias, o que deverá ocorrer em curto prazo.

O PA Espigão do Arara, conta com uma escola e uma casinha de saúde para exames da malária, três poços artesianos e já foi contemplado com o programa do Governo Federal Luz Para Todos.Nas fotos de Johanan de Paula, uma pequena criação de carneiros e galpão-estufa com plantio de pepinos. (Fonte:Asscom, INCRA-AM)


Nenhum comentário: