Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Morre o ex-superintendente da
Suframa Ruy Alberto Costa Lins

Manaus – Morreu nesta madrugada (30) aos 76 anos o ex-presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), economista Ruy Alberto Costa Lins.
Ocupante da cadeira de número 10 da Academia Amazonense de Letras (AAL),  e também membro da Academia Amazonense Maçônica de Letras, Ruy Lins havia passado recentemente por cirurgia de implantação de pontes de safena, e teve complicações pós-operatórias.
O corpo do economista está sendo velado na sede da instituição, na rua Ramos Ferreira, Centro de Manaus. O sepultamento será amanhã (1) no Cemitério São João Batista. 
Ruy Lins foi nomeado superintendente em 15 de março de 1979, aumentando a participação da Suframa nos outros Estados da Amazônia Ocidental.
Na sua gestão a Suframa construiu o Campus da Universidade do Acre, implantou os distritos industriais de Rio Branco/AC e Boa Vista/RR, construiu o mini-campus da Universidade Federal do Amazonas, criou a Fucapi (Fundação Centro de Análise de Produção Industrial) como laboratório de aplicação, estimulou a criação do Centro das Indústrias e da Associação dos Exportadores da ZFM.
Em sua gestão também foram criados, em 1982, os Prêmios Suframa de Jornalismo, História, Literatura e Artes Plásticas. Deixou o cargo em 21 de junho de 1983.
Ruy Lins era professor adjunto (aposentado), por concurso público, do Departamento de Economia e Análise e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Amazonas, onde foi diretor da antiga Faculdade de Ciências Econômicas, membro do seu Conselho Técnico Administrativo, Conselho Departamental e Congregação, e vice-diretor e diretor (em exercício) da Faculdade de Estudos Sociais, onde também foi chefe do Departamento de Economia e Análise e coordenador do Colegiados de Cursos. Foi membro do Conselho Universitário e do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas.





Nenhum comentário: