Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

Amazonas já vacinou mais de meio milão
de pessoas contra o vírus H1N1

Manaus  – A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) divulgou relatório de vacinação informando que 542.032 pessoas já foram vacinadas contra o vírus H1N1 em todo o estado do Amazonas. Em Manaus 273.757 pessoas já receberam a vacina.
A campanha prossegue até o dia 21 de maio e a meta é vacinar 1.800.000 pessoas em todo o estado, todas pertencentes aos grupos de risco para a doença, definidos Ministério da Saúde. Devem ser vacinados os idosos, as crianças com idade entre seis meses e dois anos, os adultos com idade entre 20 e 39 anos, as gestantes, os portadores de doenças crônicas, os indígenas e os trabalhadores da área de saúde.
Segundo a coordenadora estadual do (PNI), Izabel Nascimento, em Manaus a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic’s) e nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi’s).
Nos municípios do interior do estado a vacina está disponível nas unidades de saúde e as equipes de imunização estão percorrendo as comunidades que ficam localizadas no entorno da sede para vacinar as pessoas que residem nessas áreas.
“As coordenações municipais estão trabalhando para garantir que todas as pessoas que precisam ser vacinadas recebam uma dose da vacina e tenham a garantia de estarem protegidas contra o vírus H1N1”, explica Izabel.
De acordo com a coordenadora, a vacina não possui contra-indicações e não apresenta reações adversas. “Algumas pessoas apresentaram uma dor de cabeça ou um pequeno mal estar, mas nada grave, a vacina é segura e todas as pessoas que estejam dentro de um grupo de risco devem procurar uma unidade de saúde e receber a vacina”, disse.
Idoso
A abertura oficial da campanha de vacinação contra a gripe comum para idosos aconteceu ontem (23), no Parque do Idoso e acontecerá simultaneamente com a imunização contra o virus H1N1.
Segundo o secretário de Saúde do município, Francisco Deodato, serão mais de 4,3 mil servidores atuando na imunização dos idosos na capital. Para os idosos com mais de 60 anos, a imunização será contra a gripe comum e a vacina contra a influenza A será destinada apenas a idosos com doenças crônicas.
A campanha de vacinação contra as duas gripes gripe funcionará com mais de 920 postos de imunização espalhados pela capital. O atendimento será das 8h às 17h, e é voltada para o grupo prioritário de idosos. A meta é vacinar mais de 80 mil idosos até o dia 7 de maio. (Portal Amazônia)





Nenhum comentário: