Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

AV. DAS TORRES LIVRE DOS INVASORES

Manaus, AM - Aproximadamente 50 pessoas que ocupavam desde domingo à noite uma área de terra na margem da avenida das Torres, bairro do Parque 10, Zona Centro-Sul, saíram pacificamente ontem, após conversa com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado, compareceu ao local, mas não foi necessário intervir.
A invasão, de acordo com o presidente da Associação dos Moradores da Colônia dos Japoneses, Gildomar Vasconcelos, era mais para ‘chamar a atenção das autoridades’ para a ocupação da área. “Fizemos essa manifestação porque não sabemos quem é o dono da área”, disse. Ele explicou que os moradores vão esperar uma definição dos governantes e, por enquanto, não invadirão o local. “Vamos procurar a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado para ver o que eles podem fazer. Queremos uma audiência para resolver esse problema, pois queremos a construção de uma escola e de área de lazer naquela área”, disse.
Com documentos em mãos, o administrador da empresa Expansão Marketing, Kleber Diniz, assegura que a área foi adquirida pela empresa em 1997 e que nunca foi desapropriada pelo governo do Estado. “Temos o título deste terreno registrado no Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) com o comprovante do pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana)”, afirmou.
De acordo com a planta apresentada por Kleber, o terreno, de propriedade da empresa, seria uma área de 7,5 mil metros quadrados. Além disso, existe outra área de 8,9 mil metros quadrados de terreno institucional e mais 2,4 mil metros quadrados de área de proteção ambiental.
Quanto à construção de uma escola na área institucional, reivindicada pelos moradores, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que o órgão enviaria um ofício ao Implurb para saber se a área institucional pertence ao município.
A invasão não chegou a atingir a área de proteção ambiental às margens do igarapé do Mindu, que corta a avenida das Torres, segundo revelou o chefe de fiscalização da Semmas, Cosme Reis. “O caso deverá ser solucionado por outra instituição, no caso a Seinf (Secretaria de Estado de Infraestrutura)”, lembrou.
A assessoria de comunicação da Seinf não soube informar a quem pertence a área institucional. Já o Implurb, garantiu que a Prefeitura de Manaus não tem terrenos na área.
No final da tarde de ontem, o presidente da Associação dos Moradores da Colônia dos Japoneses, Gildomar Vasconcelos esteve na sede do Governo. Ele disse também que está de posse de documento que comprova que a área é institucional



Nenhum comentário: