Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2010

Gurgacz critica ONGs e cineastas internacionais que
protestam contra atividades produtivas na Amazônia


Braasilia - O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu que as Organizações Não-Governamentais e os cineastas estrangeiros que tecem críticas aos empresários e agroindustriais da Amazônia a apresentarem à população daquela região soluções para a geração de renda e progresso que não sejam degradantes do ponto de vista ambiental.
Do contrário, afirmou, é preferível que deixem os amazônidas em sua luta diária pela sustentabilidade com qualidade de vida.
- Por que James Cameron [diretor do filme Avatar, que se reuniu, na última semana, com grupos ambientalistas e indígenas brasileiros] não constrói em Porto Velho seu estúdio de filmagens, para gerar empregos e tecnologia? – questionou o senador.
Gurgacz elogiou a Rede Globo de televisão, que na última semana levou ao ar uma série de reportagens sobre sustentabilidade ambiental. Para ele, as matérias trataram de forma elucidativa do processo de ocupação da região Amazônica, que, de acordo com ele, se deu de forma diversa da de outras regiões do país.
- Nos anos 70, os colonos eram obrigados a desmatar 50% da área ocupada para tomar posse da terra. O uso da motosserra era uma exigência do Estado - disse.
Ele lamentou que exista uma "diferença muito grande entre o discurso e a prática" entre os que se dizem protetores da Amazônia.
- O Rio de Janeiro já perdeu praticamente toda a sua cobertura de Mata Atlântica. No entanto, é a cidade maravilhosa, e recebe turistas do mundo todo. E Porto Velho? As pessoas dizem que adoram a Amazônia, mas sequer aparecem por lá para conhecê-la - disse. (Ag.Senado)









,

Nenhum comentário: