Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

A nova Praça da Saudade reabre hoje


Com 154 anos de história, Praça da Saudade será reinaugurada hoje à noiteSegundo a Prefeitura de Manaus, o projeto de restauração buscou ser fiel ao original, incluindo pistas externas e internas, a iluminação com postes no estilo republicano, e pergolado em madeira de lei. O espaço ganhou também novos bancos em estilo francês, lixeiras tipo joy (ferro fundido), bancas de revistas, cabines telefônicas e espaços gastronômicos.
O símbolo do espaço, o monumento a Tenreiro Aranha, foi totalmente restaurado, inclusive com o granito da base da estátua semelhante ao utilizado na época em que a praça foi construída.
Um dos diferenciais do espaço agora é que ele passa a contar com sistema de acesso à Internet wireless permanente.
A restauração da praça faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O paisagismo da praça também foi trabalhado com o plantio de mudas de mini-ixórias, alamandas, durantas, palmeiras, açaizeiros, bougainvilles, oitizeiros e pau-pretinho.
A jardinagem remonta aos jardins europeus que enfeitavam Manaus no período áureo da borracha, através de espécies compatíveis com o clima amazônico.



Nenhum comentário: