Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

INCRA LEVOU BENEFÍCIOS DA REFORMA
AGRÁRIA AOS ASSENTADOS DE TAPAUÁ

Tapauá-AM -Prosseguindo com a proposta de levar melhoria para as populações rurais, assentadas da reforma agrária nos 47 municípios no Estado, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, liberou no último sábado (23) na cidade de Tapauá, no rio Purus, (400 Km de Manaus em linha reta), o crédito Inicial (alimentação e fomento) para 109 beneficiários da reforma agrária nos Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS) Samaúma e Primavera, para 109 famílias, totalizando recursos da ordem de R$ 348.800,00.
Antes da entrega, o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Reforma Agrária, Giovani Araújo, que representou a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa no ato realizado no ginásio de esportes do município Raimundo Nery, compareceu ao Fórum do município e explicou ao promotor Álvaro Granja, todo o procedimento da ação que vem sendo desenvolvida há vários anos nos assentamentos de reforma agrária no país.
Isentando qualquer suspeita de um programa eleitoreiro, em ano de eleição, no encontro com o promotor, Giovani Araújo, demonstrou todo o mecanismo da ação, que funciona o ano inteiro, frisando que não se tratava de uma doação e sim de um crédito, com carência e juros baixos, mas que deverão ser pagos pelos assentados, além do que, não são obrigados a contrair a dívida, desde que para isso, assinem um documento de desistência para o INCRA.
No ginásio de esportes, com a presença dos representantes do INCRA, Giovani Araújo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos e do técnico Wanderley Freitas, do prefeito Erivaldo Erculino, do presidente da Câmara, vereador Raimundo Veríssimo, dos representantes do IDAM Frank Lane, Fábio Carvalho, do InciBio de outras autoridades, representes de movimentos sociais e assentados, foram feitas as entregues dos kits alimento e fomento, numa ação que deixou emocionados e felizes os assentados dos dois projetos sustentáveis de reforma agrária daquele município.
Francisco Melo, coordenador do evento e falando em nome das associações dos dois assentamentos, Francisco Melo, enalteceu as ações do INCRA no município em todos os sentidos.
“O que posso afirmar é que muitos não creditavam, mas o INCRA chegou ao nosso município de forma sustentável, preenchendo uma laguna das nossas necessidades na busca das possibilidades reais de fortalecimento da agricultura familiar, evitando o êxodo rural e em busca da melhora no campo, gerando emprego, melhorando a educação e a renda, itens indispensáveis à sobrevivência humana”.
Continuando, “Chicão do Tapauá” como é conhecido, enfatizou: “Na agricultura familiar, apesar da grande potencialidade do município ainda estamos engatinhando, mas hoje, com o apoio do INCRA e de outros parceiros,como a prefeitura e o IDAM, vamos caminhar mais rapidamente e desenvolver uma agricultura familiar sustentável. Estamos recebendo este apoio do Governo, mas sabemos que temos que oferecer a nossa contra-partida e isso, será feito através do trabalho e do aumento da nossa produção e produtividade”.
Para o prefeito Erivaldo Erculino, a presença do INCRA no município é fundamental. “O município precisa de parceiros fortes como o INCRA e está ação que hoje presenciamos com a liberação deste crédito que vai beneficiar muitos os nossos assentados, é a prova de que quando existe boa vontade e determinação, as realizações acontecem em favor do povo”, com o que concordou o presidente da Câmara, vereador Raimundo Veríssimo.
Ao agradecer as ações do INCRA no município, o prefeito afirmou que essa parceria será cada vez mais fortalecida. “Vamos continuar de mãos dadas nesta caminhada histórica em busca de melhores dias para o nosso mundo rural. Contem conosco” – afirmou.
INVESTIMENTOS
Considerando importantes as ações que o INCRA desenvolve nos município, com os Projetos de desenvolvimento Sustentáveis, Samaúma e Primavera, criados o ano passado, com quase 200 famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária, Giovani Araújo, que o INCRA já investiu mais de R$ 5 milhões no município, o que demonstra a prioridade que a instituição vem tendo em levar as políticas públicas para os povos da floresta.
Ele mostrou os caminhos percorridos para a liberação do crédito, das dificuldades que o INCRA tem para viabilizar uma entrega como aquela, até pelas grandes distâncias amazônicas, com dificuldades até para deslocamentos de técnicos e garantiu que o novo foco da reforma agrária sustentável, com o reconhecimento das populações tradicionais que vem sendo executado pelo INCRA no Amazonas sob o comando da superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, já provou que veio para ficar, pois o Amazonas, passou a praticar uma reforma agrária sustentável, provando que é possível produzir mais sem destruir o meio-ambiente.
Araújo fez questão de dizer aos assentados, que o sucesso da reforma agrária não depende exclusivamente do INCRA. “A chave desse sucesso serão vocês. Se houver trabalho, determinação e união, certamente os senhores terão um futuro melhor, uma vez que é da agricultura familiar a maior parte da alimentação dos grandes centros urbanos. Façam bom uso do crédito e vamos ao trabalho, é isso que o INCRA deseja e quer de vocês”.
PRODUÇÃO
Trabalhando uma agricultura familiar sustentável e no extrativismo, os assentados da reforma agrária de Tapauá, tem uma grande produção de açaí, pupunha, tucumã, farinha, macaxeira, cupuaçu, abacaxi, melancia, feijão e o pescado, este último o sustentáculo da economia da sua economia.
Entre os kits alimento e fomento que foram liberados pelo INCRA para os assentados do Samaúma e Primavera, estão 75 rabetas hondas, 19 mini-gereadores de energia elétrica, 09 roçadeiras, 31 fornos para farinha, 33 freezeres, 10 máquinas de costura, 600 panos de malhadeira de 50 m, dois mini-conjugados a diesel para produzir energia, 15 bombas d’àgua, 45 tanques para água, 15 kit-bancada (para ralar mandioca), 10 canoas (madeira certificada) de 6 m e 35 máquinas para a produção do suco de açaí e muitos outros itens.Nas fotos pela ordem, Giovani Araújo (Incra), conversa com o promotor de TapauáAlvaro Granja de Souza, a mesa dos trabalhos e os produtos exposstos no galpão para a formação dos kits.(Fonte:Asscom, INCRA-AM)



,

Nenhum comentário: