Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de julho de 2009

VITÓRIA RÉGIA: FASCÍNIO E LENDAS



Manaus - Hoje amanheci querendo falar de algumas belezas naturais da Amazônia e como sou um pescador amador e freqüentador dos lagos, resolvi falar um pouco de uma das mais belas espécies de plantas aquáticas que conheço, a Vitória Régia, que reina soberana nos lagos amazônicos.
Com muitas histórias e lendas, a Vitória Régia, é uma das mais fortes atrações do turismo ecológico no Amazonas, admirada, fotografada e filmada por turistas das mais diferentes partes do mundo.
Essa planta aquática segundo o Google, “chega a atingir 1,80 m de diâmetro. As folhas são ornamentais e as flores, uma das maiores da América, nascem sempre brancas e à noite. Depois de polinizada ela vai mudando de cor até ficar vermelha quando, então, se transforma em fruto que serve de alimento de alimento aos peixes”. Possui espinhos na base que servem como defesa.
A exótica beleza e a singularidade da vitória-régia inspirou muitas lendas na região amazônica.
O botânico inglês, Richard Schomburgk, impressionado com a grandeza da planta, decidiu batizá-la de Vitória Régia em homenagem a sua soberana, a rainha Vitória.
Uma das mais lindas plantas aquáticas do mundo, a Vitória Régia (Euryle Amazônica) tem a folha de formato circular e mede até 1,80m de diâmetro.
Parecida a uma bandeja, é bastante resistente e pode agüentar um peso de até 45 quilos. De cor verde na parte virada para cima e interna, e purpúrea na sua borda externa e parte inferior, a Vitória Régia vive em lagos, lagoas e rios de águas tranqüilas. Sua flor de cor branca com o centro rosado, alcança até 30 cms.
NOME DE RAINHA
A Vitória Régia, ainda segundo o Google,” com toda a sua beleza e exuberância chama a atenção de quantos a vêem, que ficam verdadeiramente extasiados. E tal aconteceu com o botânico inglês Lindlev que, ao contemplá-la, resolveu homenagear a rainha Vitória, da Inglaterra, e deu à planta o nome da soberana inglesa.
Mas, conforme relata Anísio Melo, nossos índios também não ficaram indiferentes à sua beleza e contam uma linda história para justificar-lhe a origem.
As lagoas e os lagos amazônicos são os espelhos naturais da vaidosa Iaci, a lua. As cunhãs (índias) e as caboclas ao vê-la refletida sentiam toda a inspiração para o amor. Ficavam então no alto das colinas esperando pelo aparecimento da lua, e que com o contato de sua luz lhes chegasse o amor redentor e elas pudessem subir ao céu transformadas em estrelas.”
“Um belo dia. – diz a lenda - uma linda cabocla, tomada pelo amor, resolveu que era chegado o momento de transformar-se em estrela. E com este intuito subiu à mais alta colina, esperando poder tocar a lua Iaci e assim concretizar o seu desejo. Mas... ao chegar ao cimo da colina viu a lua Iaci refletida na grande lagoa e pensou que estava a banhar-se... Na ânsia de tocar Iaci para realizar o seu sonho de amor, a bela cabocla lançou-se às águas da lagoa... E ao que pensou tocá-la, afundou, sumindo nas águas...
E a lua Iaci, condoída com o infortúnio de tão bela jovem e não podendo satisfazer seu desejo de levá-la para o céu em forma de estrela, transformou-a na bela estrela das águas, a linda planta aquática que é a Vitória Régia... cuja beleza e perfume são inconfundíveis, povoando os belos e calmos lagos amazônicos seu berço natural.” (Fonte: Blog e pesquisa no Google).

Nenhum comentário: