Pesquisar este blog

sábado, 25 de julho de 2009

SHOW DE JAZZ INTERNACIONAL ENCERRA FESTIVAL

Manaus - A programação de fim de semana do 4º Festival Amazonas Jazz reunirá o melhor do jazz interpretado por estrelas regionais, nacionais e internacionais. Hoje (25), a partir das 19h30, a Amazonas Jazz Band divide o palco do Teatro Amazonas com o aclamado JD Allen Trio, que mostra o jazz feito em Brooklin, Nova Iorque.
O saxofonista líder do grupo, John Daniel Allen, também ministra oficina de saxofone no mesmo dia, às 10h, no Centro Cultural Palácio da Justiça.
Já no domingo (26) é o encerramento do grande evento. Para tanto, o público amazonense está convidado a prestigiar gratuitamente a Amazonas Jazz Band e a cantora brasileira Leny Andrade, a voz mais famosa do jazz brasileiro, a partir das 19h no Centro Cultural Largo de São Sebastião.
Atração de ambos os dias, a Amazonas Jazz Band existe desde 2000 para fomentar a música popular instrumental. Comandada pelo maestro Rui Carvalho, a banda já figurou diversas vezes no palco do Teatro Amazonas, acompanhando inclusive mestres da música como Vinícius Dorin, Maestro Branco, Steve Mostovoy, Rodrigo Ursaia, Dave Hanson, Daniel Barry, Daniel d'Alcântara, Ed Sarath, Jeremy Pelt, Rafael dos Santos e a cantora amazonense Márcia Siqueira, convidada especial no FAJ 2008.
Em 2006, o trompetista Daniel Barry, dedicou à Amazonas Jazz Band a composição "Encontro das Águas". Na edição de 2009, dentre o repertório recheado de composições brasileiras e clássicos internacionais, a banda presta uma homenagem ao cantor Michael Jackson, falecido no mês de junho.
TALENTO INTERNACIONAL
Trio americano formado por John Daniel Allen (sax), Gregg August (baixo) e Gerald Cleaver (bateria), o JD Allen Trio hoje é um dos mais elogiados pela crítica especializada em jazz.
O CD de estreia "In Search of" (1999), recebeu o prêmio de Melhor Novo Artista na Itália. E partir daí, deslanchou: o segundo trabalho autoral "Pharoah's Children" (2002) ganhou notoriedade pela coleção de músicas meditativas, maduras e até aventureiras; em seguida vieram "I am I am" (2008) e "Shine" (2009).
ENCERRAMENTO
Estrela maior da constelação de cantores brasileiros de jazz, Leny Andrade é a grande atração do encerramento do 4º Festival Amazonas Jazz. O espetáculo inicia com a Amazonas Jazz Band, às 19h, sendo Leny convidada ao palco a contar das 20h.
Para a grande noite no Centro Cultural Largo de São Sebastião, serão disponibilizadas 4 mil cadeiras. Ali, o público fica frente a frente com a cantora que ganhou o prêmio Grammy de Melhor Cantora em 2007, condição que lhe fez famosa no mundo inteiro.
Carioca, Leny Andrade começou a estudar piano aos 6 anos de idade e aos 15 já cantava profissionalmente. Atuou na noite cantando com Sérgio Mendes e na orquestra de Dick Farney. Na década de 60 mudou-se para o México onde ficou por cinco anos, quando sua carreira internacional tomou impulso nos EUA e Europa.
Ao longo de sua carreira atuou e gravou com nomes consagrados como Pery Ribeiro, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta, João Donato, e muitos outros, firmando-se como a Diva do jazz brasileiro, conhecida por sua notável capacidade de improvisação, o que já lhe valeu ser comparada a Sarah Waughn pelo New York Post.(Fonte SEC)

Nenhum comentário: