Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de julho de 2009

Amazonas confirma 2º caso da gripe suína


Comitê de Prevenção e Controle da Influenza A se reúne em Manaus
Manaus - O Comitê de Prevenção e Controle da Influenza A, gripe suína, se reúne amanhã (22) com todos os diretores de unidades de saúde de Manaus. No encontro será definido como se dará a ampliação de atendimento da doença da capital. As informações são do Jornal A Crítica.
Nesta segunda-feira (20), o Comitê de Prevenção e Controle da Influenza A confirmou o segundo caso da gripe suína no Amazonas.
O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evandro Melo, disse que a orientação é que, a partir de agora, os casos mais graves de gripe, ou que podem se agravar, independente que seja suína ou sazonal - a chamada gripe comum-, sejam imediatamente tratados com o medicamento Tamiflu, antes mesmo que o resultado aponte o tipo de vírus.
Casos leves e moderados vão continuar recebendo tratamento de gripe sazonal. O segundo caso da Influeza A H1N1 no Amazonas é o de um um rapaz de 20 anos idade, morador de Manaus, que contraiu a doença durante viagem à Nova Zelândia.
Evandro Melo salientou que os dois casos registrados no Estado do Amazonas contraíram a doença fora do País, mas não há como evitar que a circulação livre do vírus ocorra no Estado.
O Comitê de Prevenção e Controle da Influenza A planeja realizar treinamentos para os profissionais de saúde para que estes saibam identificar o tipo de vírus e seu possível agravamento nos pacientes que apresentem problemas respiratórios.(Ag.Brasil)

Nenhum comentário: