Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Senado pode reunir Conselho de Ética no recesso


Brasília - Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciaram, em entrevista coletiva, decisão de enviar ofício ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar pedindo a antecipação, para a próxima semana, de reunião marcada para o dia quatro de agosto. Eles também se uniram na defesa da renúncia de José Sarney (PMDB-AP) do cargo de presidente do Senado Federal.
- Em primeiro lugar, é preciso entender que, se o Sarney renunciar, isso não vai ser um gesto de confissão, vai dar apenas isenção na escolha de alguém para conduzir o processo [de apuração de responsabilidades sobre os atos secretos] - ressaltou Simon.
No apelo pela renúncia do presidente do Senado, Cristovam pediu o apoio dos demais senadores e, em especial, daqueles que privam da amizade de José Sarney. Sensibilização idêntica foi defendida em relação ao presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que não estaria obrigado a acolher o ofício dos representantes do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
A saída de José Sarney da Presidência do Senado seria o primeiro passo para uma reforma estrutural e profunda na Casa, conforme assinalaram Simon e Cristovam. Os dois senadores afirmaram que a divulgação de escutas telefônicas ligando familiares de Sarney a nomeações no Senado foi a "gota d'água". A repercussão dessas denúncias junto à opinião pública e seu impacto sobre a instituição são, conforme destacaram, motivo de preocupação para ambos.(Ag.Senado)

Nenhum comentário: