Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

AMAZÔNIA PODE TER MAIS PÁSSAROS DO QUE SE PENSA


Manaus - Estudo feito a partir dos cantos de passarinhos da região Amazônica apontam que a região pode abrigar mais espéciais de pássaros do que se conhece.
O pesquisador Mario Cohn-Haft, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) percebeu que aves muito parecidos visualmente, considerados da mesma espécie, tinham cantos bem diferentes. Analisando o DNA dos animais, Cohn-Haft chegou à conclusão de que eram espécies distintas. “Em geral, quando há uma diferença de voz, há uma diferença molecular”, afirma.
A descoberta é uma reviravolta na catalogação das espécies amazônicas. Atualmente, há cerca de 1.300 pássaros conhecidos na região. Considerando as primeiras pesquisas já realizadas, que chegaram a desmembrar uma só espécie em oito novas, o pesquisador calcula que o número de passarinhos na Amazônia poderá chegar a 3.000.
- A previsão é de que mais que dobre o número de espécies sem que nenhuma nova espécie seja descoberta-, afirma, lembrando que os pássaros novos serão identificados a partir de animais já conhecidos.
A nova biodiversidade encontrada por Cohn-Haft está escondida principalmente em pássaros pequenos, que vivem em matas fechadas de terra firme. Para não confiar apenas nos ouvidos na hora de estabelecer a diferença entre os cantos dos animais, o pesquisador usa programas de computador que analisam a melodia emitida pelos bichos.
O cientista prevê que sejam necessários muitos anos para conseguir pesquisar mais de 1.700 novos tipos de aves. “O trabalho é caro e lento. Nossa grande preocupação é se o homem vai destruir em um ritmo mais rápido [essas novas espécies] do que estamos descobrindo”, alerta.(INPA)

Nenhum comentário: