Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2009

PIRATARIA AMEAÇA PRODUÇÃO DE CDS e DVDs no PIM

Manaus - A pirataria no comércio da capital representa ameaça ao setor de mídias eletrônicas do Pólo Industrial de Manaus (PIM). O PIM produz 85% do total de mercadorias de CDs e DVDs fabricados no Brasil. Os dados foram apresentados por representantes da Suframa, Receita Federal e Secretaria de Finanças e Controle Interno (Semef), durante audiência pública realizada hoje (31), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A fabricação desses produtos fica a cargo de três empresas do PIM: Videolar, Sonopress e Microservice. De acordo com o representante da Suframa na audiência, Renato Freitas, a pirataria destes produtos causou uma grande queda na produção em Manaus, apesar dos investimentos feitos pelas indústrias.
Segundo ele, no período de 2000 a 2008, houve uma redução de mais de 288% com a queda de 170 milhões de unidades para 59 milhões na produção. O setor de mídias eletrônicas fez um investimento de mais de R$ 580 milhões.
- Com o aumento da pirataria e a votação na próxima semana de uma PEC no Congresso que concede benefício fiscal à produção no país, o segmento industrial de Manaus fica seriamente ameaçado, ressaltou o representante da Suframa.

Educação

Uma das medidas propostas pela Receita Federal é educar a população a fim de criar uma cultura anti-pirataria na sociedade.
- É fundamental difundir na sociedade a importância do tributo e seus resultados sociais, a fim de que possamos avançar nessa conscientização. É preciso levar a educação fiscal às escolas públicas, afirmou o representante do órgão, Bruno Carvalho.
Durante a audiência pública na CMM, a secretária da Semef, Maria Helena Alves de Oliveira anunciou para próxima segunda-feira (3) o lançamento do projeto municipal "Seja Legal", para ajudar a fomentar a cultura da formalidade e tentar combater a pirataria na capital.
- Cerca de 40 mil micros e pequenos comerciantes e autônomos trabalham à margem da formalidade, que é uma das causas da pirataria, destacou a secretária.
O vereador Ademar Bandeira (PT) lembrou que a pirataria atinge não apenas o setor de mídias eletrônicas, mas todos os setores de produção industrial, como a de roupas, calçados e produtos eletrônicos falsificados que são vendidos livremente nas calçadas do centro da cidade, por exemplo. (P.Amazônia e Semcom).

Nenhum comentário: