Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Prefeitura anuncia concurso público


Até o final do ano a Prefeitura de Manaus realizará concurso público para o preenchimento de pelo menos 3 mil vagas de níveis médio e superior em todas as áreas da administração municipal. Compromisso de campanha do prefeito Amazonino Mendes, o concurso pretende modernizar a máquina acabando com a rotatividade de mão de obra, além de garantir estabilidade aos aprovados. EstágioDe acordo com o edital, cerca de 1.500 estagiários também serão contratados para os quadros da prefeitura. - A orientação do prefeito Amazonino Mendes é que a Secretaria de Administração crie as condições necessárias para que tenhamos um quadro moderno, preparado para o futuro, explica o secretário de Administração do município, José Antônio Assunção.A previsão é que os aprovados sejam efetivados já no começo de 2010.A realização de concurso atende ao que determina a Constituição Federal de 1988, que estabelece que o acesso ao serviço público aconteça por meio de concurso.- A contratação em Regime de Direito Administrativo (RDA), que deveria ser uma excepcionalidade, passou a ser regra em todo o País, aponta o secretário. O último concurso geral realizado pela Prefeitura de Manaus foi há 13 anos.O primeiro passo para a definição do número de vagas a serem oferecidas foi a criação da Comissão Especial de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que vai realizar os estudos técnicos visando a criação ou reformulação de quadros de pessoal efetivo, além de desenvolver e implementar Planos de Cargos, Carreiras e Salários na administração pública municipal – direta e indireta.
Paralelamente ao trabalho da comissão também tenta identificar casos de funcionários que tenham concluído cursos de graduação e pós-graduação, mas que ocupem cargo de nível médio.
Uma outra comissão especial está encarregada de levantar todos os dados necessários à realização do concurso – desde a definição do número de vagas por órgão até as exigências necessárias aos cargos administrativos.
As três comissões têm um prazo de 60 dias para apresentar os relatórios finais.
Hoje a Prefeitura tem 29.779 funcionários. Deste total, 21.557 são efetivos; 412 são regidos pela CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas; 1243 ocupam cargos de confiança e 6.567 são temporários (RDAs). O titular da Semad disse, ainda, que após o concurso a Prefeitura oferecerá cursos de capacitação para os funcionários.

Fonte: Secom municipal

Nenhum comentário: