Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

Influenza "A" chegou ao Amazonas

Amazonas
Amazonas registra primeiro caso de gripe suína em Manaus
Manaus – O primeiro caso de gripe suína (Influenza A) está confirmado no Amazonas. De acordo com informaçoes da agência de comunicaçao do Estado, o paciente foi atendido no Hospital da Fundaçao de Medicina Tropical com suspeitas da doença, no dia 23 de junho.
O Laboratório do Instituto Evandro Chagas em Belém, que examinou o material biológico, confirmou a gripe suína.
De acordo com a nota, o paciente encontra-se bem, em casa, sob quarentena domiciliar. 49 pessoas que tiveram contato com o paciente também estáo sendo monitoradas.
O rapaz, vítima da doença, é atleta da Federação de Judô do Amazonas e nao teve o nome divulgado. Ele chegou a Manaus na terça-feira vindo do Chile onde participou do Campeonato sul-americano de Judô junto com outros quatro atletas amazonenses. Ao sentir simtomas da doença , procurou atendimento médico.
O Centro Literatus, escola onde o atleta estuda, suspendeu as aulas na sala dele, seguindo orientação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). O diretor presidente da Fundação, Evandro Melo informou que a escola adotou o procedimento correto. Melo ressaltou que não há necessidade de isolar a escola e dispensar os alunos. A recomendação, por precaução, é apenas isolar a sala de aula e monitorar os alunos que tiveram contato próximo. Melo frisou que a gripe só infecta quem tiver contato próximo e permanente com a pessoa doente.
O Comitê Estadual do Amazonas encontra-se em vigilância continua, monitorando, avaliando e redefinindo as estratégias e ações em função do momento epidemiológico. A preocupaçao são com os voos vindos de São Paulo, estado onde exite o maior número de casos da doença no Brasil.(Ag.Brasil)

Nenhum comentário: