Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

Fiéis pedem para S.Pedro parar enchente

Manaus - O rio Negro na frente de Manaus ficou cheio de barcos dos mais variados tipos na tarde de ontem, para acompanhar lotadas a procissão em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, que acontece a 76º anos é realizada na capital amazonense.
Os fiéis que conseguiram lugar na balsa principal se concentraram em vários pontos para acompanhar a procissão de São Pedro, protetor dos pescadores, que também teve romaria e missa campal em terra
Como reza a tradição católica, milhares de fiéis coloriram o rio Negro em embarcações enfeitadas com balões e bandeiras. Além da proteção do santo, os fies foram orientados pelo arcebispo dom Luís a orar pelas vítimas da enchente e para o rio parar de encher.
Ontem a Igreja Católica comemorou o Dia de São Pedro, o santo padroeiro dos pescadores.
As comemorações iniciaram às 14h com uma missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição – Matriz. Em seguida os fiéis partiram em procissão até o porto da Manaus Moderna, de onde saiu a romaria fluvial.
O andor, com a imagem do santo seguiu em uma balsa, acompanhado pelo arcebispo de Manaus, dom Luís Soares Vieira. Na chegada à embarcação, muita emoção, aplausos e cânticos marcaram o início da 60ª procissão fluvial no Amazonas, em comemoração ao Dia de São Pedro.
Aproximadamente 300 fiéis fizeram questão de ficar perto da imagem e seguiram o percurso de balsa, foi o caso da aposentada Alexandrina Valente, 73. Ela chegou ao porto por volta das 13h e conseguiu um lugarzinho privilegiado. Passou a procissão toda rezando e agradecendo pelas bênçãos alcançadas. Nem o calor de quase 40º graus, intimidou a aposentada. “Esse sol é um sinal de São Pedro, isso significa que os problemas causados pela cheia poderão acabar, por isso não reclamo do sol, nem do calor, apenas agradeço pela vida e pela saúde que tenho”.
Segundo a Polícia Militar mais de 60 mil pessoas acompanharam a procissão em 200 embarcações e outras 10 mil aguardavam o cortejo em terra. O trajeto que iniciou no porto da Manaus Moderna, seguiu até a Ponta do Ismael, na compensa, Zona Oeste, saudou os moradores da comunidade de São Pedro, que receberam a procissão com uma salva de fogos, e encerrou na feira da Panair, no Educandos, Zona Sul, de onde seguiu em procissão pelas ruas Manoel Urbano, Inocêncio de Araújo e avenida Bento José de Lima, até o Centro Cultural Zulândio (curral do boi Garanhão), onde o arcebispo dom Luís celebrou a missa campal.
O arcebispo de Manaus, dom Luís, levou a mensagem de superação às vítimas da cheia, e falou aos pescadores sobre a importância de pedir a São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica, proteção e principalmente que o rio pare de encher. Segundo rege a tradição dos católicos, no Dia de São Pedro o rio para de subir. “Nós precisamos ter fé e pedir a São Pedro que abençoe os pescadores e principalmente as famílias que estão sofrendo com a enchente”.
Os festejos de São Pedro encerraram com um grande arraial no curral do boi Garanhão, no Educandos.

Nenhum comentário: