Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2009

PEDIATRAS RETORNAM ÀS MATERNIDADES


Manaus- A Cooperativa dos Pediatras Neonatologistas do Amazonas (Coopaneo) decidiram, na noite de ontem (26), aceitar a proposta da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), de prorrogar o contrato por três meses, e os médicos já retornaram ontem mesmo, por volta das 23h, às maternidades.
Após uma série de atos da Justiça para impedir a saída dos pediatras das maternidades, que culminaram com a prisão do presidente da Coopaneo, Paulo Wagner Brandão, os neonatologistas se reuniram em assembleia e decidiram aceitar a proposta do Governo, diante da apresentação de um documento formal no qual a Susam se compromete a negociar o reajuste em 90 dias. O presidente da cooperativa conseguiu habeas corpus ontem mesmo, e presidiu a assembleia.
O contrato entre a prestadora de serviço e o governo do Estado encerrou no dia 25 de maio deste ano, e não havia sido renovado, de acordo com Paulo Wagner. "Não teria como obrigar os cooperados a retornar ao trabalho sem uma garantia de que seriam pagos, pois não havia contrato".
Em entrevista à Rádio Amazonas FM, o secretário da Susam, Agnaldo Costa, afirmou que os únicos prejuízos com a saída dos pediatras foram com aluguel de leitos em hospitais particulares, que custou R$ 18 mil, ao todo.
Com a prorrogação do contrato e o retorno dos neonatologistas às maternidades, o processo seletivo que foi aberto ontem para contratação de pediatras foi cancelado, de acordo com o secretário. “Essa foi apenas uma das recomendações do juiz da Infância e Juventude. As outras duas serão cumpridas”, disse.
Agnaldo Costa se referiu à determinação para que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para a carreira médica seja enviado para aprovação definitiva à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e sancionado pelo governador, e para que o valor pago pelos plantões dos neonatologistas seja revisto e reajustado.(Fonte portalamazonia-Foto: Shutterstock)

Nenhum comentário: