Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

FIÉIS VÃO HOMENAGEAR S.PEDRO NO NEGRO

Manaus - A procissão de São Pedro, marcada para sair hoje da Catedral Metropolitana de Manaus, deve reunir mais de 60 mil fiéis durante os festejos. O cortejo fluvial pela baia do rio Negro completa 60 anos de tradição na capital do Estado. O tema deste ano é “São Pedro nos fortalece com a paz e o fruto da justiça”.
O número estimado de embarcações que acompanharão a romaria deve superar o dos anos anteriores. Em 2008, mais de 100 barcos de pequeno, médio e grande porte seguiram a procissão fluvial, segundo uma das organizadoras do evento, Ana Maria Pontes, da Arquidiocese de Manaus.
Uma das atrações da festa é o andor, uma canoa que traz uma tela com a imagem do santo, relíquia trazida do Vaticano, será ornamentada pela Prefeitura de Manaus com arranjos de flores naturais.
Um show pirotécnico também está previsto na tradicional procissão. O cortejo é dividido em três partes: terrestre, fluvial e arraial no Curral do Zulândio, onde a banda Impácto tocará todos os ritmos.
Uma novidade para este ano será um Boneco de São Pedro medindo três metros e que acompanhará todo o cortejo. O boneco foi produzido pelo artista parintinense Karú Carvalho.
Trajeto
Em terra, a romaria passará por algumas ruas do bairro do Educandos até o Centro Cultural Zulândio Pinheiro, próximo ao Amarelinho. No local será celebrada a missa campal.
A romaria segue da Catedral para o Porto do Ajato, na Feria da Manaus Moderna, onde seque por via fluvial a até Ponta do Ismael, no bairro do São Raimundo, passando pela Comunidade de São Pedro, na Compensa III, retornado por volta das 17h30 para o Porto da Panair, no Educandos.(JAM)

Nenhum comentário: