Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2009

COMO CANDIDATO - *Osny Araújo


Prestigiado por todos os seguimentos políticos, econômicos e sociais, o vice-governador Omar Aziz,(PMN, recebeu no meio da semana a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, outorgada pela Câmara Municipal em reconhecimento aos bons serviços prestados ao Estado e especialmente a Manaus.
Com o plenário “Adriano Jorge” repleto de autoridades e populares lotando as galerias, a concorrida solenidade na Câmara Municipal de Manaus parecia até campanha e quem sabe eleitoral e os elogios ao político e ao cidadão Omar Aziz brotavam de todos os lados e de todas as formas, demonstrando que o homem está com bala na agulha e quem sabe com o olhar fixado em 2010.
Político habilidoso, com jeitão conciliador, Aziz consegue conversar com desenvoltura com políticos adversários ou não e assim, vai construindo a sua trajetória que começou pela Câmara Municipal de Manaus, passou pela Assembléia Legislativa do Estado e hoje tem a função de vice-governador, auxiliar direto do Governador Eduardo Braga, (PMDB), que em função dos constantes compromissos do governador fora do Estado, tem assumido inúmeras vezes o comando do Estado, sem nenhum comprometimento.
O homenageado que deverá ano que vem assumir o Governo do Estado em razão da desincompatibilização do governador Eduardo Braga, que disputará uma vaga no Senado da República, foi tratado pelo prefeito Amazonino Mendes, (PTB), durante o seu discurso na Câmara Municipal como governador, lembrando que na recente campanha eleitoral Amazonino e Omar foram adversários.
De acordo com a legislação eleitoral, mesmo assumindo o cargo de governador, Omar Aziz poderá disputar a eleição ano que vem como candidato ao Governo. Se isso ocorrer, Braga, que será candidato ao Senado e Amazonino, que parece não estar muito entusiasmado em disputar o pleito, vestirão uma tremenda saia justa.
O fato, é que os dois políticos, tem estado muito próximo a senador-ministro Alfredo Nascimento, (PR), nome certo para disputar o Governo do Amazonas em2010, inclusive com apoio do presidente Lula (PT), de quem o governador Eduardo Braga é aliado de primeira linha e certamente tem agora, o apoio do prefeito Amazonino Mendes.
Como se vê, a coisa poderá ficar quente politicamente no Estado. Tudo dependerá da posição a ser assumida por Omar Aziz. Se não for candidato, as coisas serão mais fáceis para Braga e Amazonino e Nascimento, se for, a questão ficará bem complicada, a nível de apoio político, considerando compromissos extra-oficias assumidos com a futura candidatura de Alfredo Nascimento ao Governo.
Claro que com tudo o que viu e ouviu durante a solenidade em sua homenagem na Câmara Municipal de Manaus, Omar Aziz ficou balançado, ou melhor, está balançando e quebrando a cabeça para saber qual decisão será tomada.
Se assumir o Governo do Estado sem ser candidato ao Governo, ficará no mínimo dois anos sem mandato eletivo e poderá costurar com tranqüilidade a eleição para a Prefeitura de Manaus. O ruim de tudo isso, é que político não gosta de ficar sem mandato.
Uma coisa ficou evidente. O prestígio político do vice-governador Omar Aziz no Estado está em alta e com a Inteligência que Deus lhe deu saberá tirar proveito dessa situação. O melhor é esperar para ver o que acontecerá, até porque, em política nada é impossível.
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: