Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2009

Enchente isola Iranduba



Manaus -A região de Iranduba,próxima a capital, que inclui o distrito Cacau-Pirêra, está isolada pela cheia do rio Negro. Muitos estabelecimentos fecharam suas portas e aulas foram interrompidas. Mais de 2,3 mil famílias já receberam o cartão ‘SOS Enchente’.
“Perdi todo meu roçado, minha casa foi alagada e não tenho dinheiro para comprar madeira”, desabafou a dona-de-casa Maria José Lima, 70, que há mais de 30 anos mora na Ilha do Baixinho, comunidade distante a 30 minutos de lancha do município de Iranduba, a 32 km de Manaus.
Assim como dona Maria José, aproximadamente três mil famílias estão na mesma situação neste município de acordo com informações da Prefeitura. As vítimas se encontram espalhadas em três lugares da região. Só no distrito de Cacau-Pirêra são mais de 1,6 mil, às margens do rio Solimões mais 1,2 mil e na orla do rio Negro 200 pessoas já foram atingidas de alguma forma pela cheia do rio.
Os números da cheia são alarmantes. Até agora mais de 2,3 mil famílias em todo o município receberam o cartão ‘SOS Enchente’, com o valor de R$ 300. No Cacau-Pirêra foram entregues 865 cartões. Ainda, foram entregues mais de 700 dúzias de madeira para a construção de maromba e pontes, 41 das 59 escolas tiveram o período letivo interrompido para servir como abrigo, 100% da estrada da Costa do Iranduba está debaixo d’água e dezenas de bairros tomados pela água.
De acordo com o prefeito de Iranduba, Raimundo Nonato Lopes, a prefeitura tem auxiliado os moradores com a distribuição de madeiras, tirando as pessoas das áreas alagadas e as levando para abrigos improvisados nas escolas e instituições da cidade. Nonato Lopes afirmou ainda que a ajuda do governo Estadual e Federal tem sido fundamental para atender esses moradores. “Muitas pessoas foram atingidas e tentamos atender o máximo que podemos”, ressaltou.
O presidente da comunidade do Cacau-Pirera disse que 90% do local está inundado. “No centro da cidade nunca tinha acontecido isso. Na rua do comércio os comerciantes estão improvisando para fechar as portas”, comentou.
Nas ruas que ainda não existem ponte, para andar somente utilizando canoa ou pequenas embarcações. Ainda no Distrito, todo o bairro da Cidade Nova está debaixo d’água. Só é possível saber que há ruas asfaltadas no local em função de os postes e as redes de alta-tensão que ainda restam.
No bairro há aproximadamente 280 casas, a maioria de madeira, e grande parte dos moradores continuam no local. Na oficina mecânica os carros e todas as pontes que a Defesa Civil do Município havia feito foram encobertos pela água do rio Negro.
AULAS SUSPENSAS
O ano letivo das escolas municipais de Iranduba foi interrompido de acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo a secretária Estelita Vasconcelos, no Cacau-Pirêra mais de cem famílias foram encaminhadas para estas escolas. O tempo previsto para a permanência dessas pessoas nos alojamentos nesses abrigos era de 90 dias, mas como a cheia continua esse período deve aumentar. “Enquanto essas famílias não tiverem para onde ir, elas continuarão nas escolas. Então, as aulas estão suspensas e só retornam assim que tiver condições”, afirmou.(Fonte Em Tempo)

Nenhum comentário: