Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Outros diplomas ameaçados

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, voltou a afirmar nesta segunda-feira (22) que a não exigência do diploma para jornalistas deve ocorrer em outras profissões. Sem especificar quais, ele afirmou que a regulação só é “excepcional” quando há ameaça aos valores básicos ou à saúde, por exemplo.
A afirmação foi feita durante almoço-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com o tema 'A Justiça, o Homem e a Lei' no Hotel Renaissance, na região dos Jardins, em São Paulo.
- Eu diria que é apenas [a desregulamentação da profissão de jornalista] a primeira de uma série sobre desregulamentação de profissões, disse. Na última quarta-feira, o STF decidiu derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista.
Mendes acredita que a decisão pode eneficiar o mercado. "Pode ser que futuramente o mercado exija não só uma formação, mas várias especializações”.
Antes do debate do presidente do STF com empresários, estudantes de jornalismo realizaram um protesto contra a decisão. Mendes disse considerar a manifestação contra ele como desconhecimento. "A decisão não foi minha, foi do Supremo Tribunal Federal.(JN)

Nenhum comentário: