Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ENCHENTE INTERDITA PARTE DO CENTRO DE MANAUS


Manaus - O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT) interditou nesta terça-feira (23) a avenida Eduardo Ribeiro no trecho entre a avenida 7 de Setembro e a rua Marques de Santa Cruz, em frente ao Porto de Manaus, no centro da cidade.
A medida emergencial foi tomada depois que a água do rio Negro chegou à avenida Eduardo Ribeiro através das galerias pluviais provocando inundação na área do Relógio Municipal.
Os agentes de trânsito do IMTT atuaram na interdição e permanecem no local paraorientar motoristas e pedestres. - Decidimos pela interdição para garantir, sobretudo, a segurança de quem passa nesta área. O fechamento da avenida vai vigorar enquanto a água não baixar”, explicou Mauricio Reis, gerente de operações de trânsito do IMTT.
Com a interdição da Eduardo Ribeiro, a sugestão do IMTT para quem quer chegar à área do Mercado Adolfo Lisboa é acessar pela rua José Paranaguá, seguindo até aBeira Rio. E para chegar ao Porto de Manaus, a dica é seguir pelas ruas Luis Antony, Governador Vitório e Tamandaré e chegar à rua Marques de Santa Cruz.
A prefeitura estuda ainda um desvio no trânsito para o caso do Terminal da Praça da Matriz ser atingido pela cheia. Definido pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), o plano prevê rotas de escoamento de veículos para evitar o trecho alagado.
Caso a alagação aconteça, o escoamento de ônibus e outros veículos será feito pela avenida 7 de Setembro, que passará a ser mão única em direção à Praça da Polícia. De acordo com o IMTT, 123 linhas de ônibus passam pelo Terminal da Matriz e teriam as rotas alteradas.
O gerente de Operações do IMTT, Maurício Reis, explicou que o instituto está de prontidão para a subida do nível das águas e se nos próximos dias voltar a chover o Terminal da Matriz poderá ser bloqueado.
- Estamos acompanhando asubida das águas, que nesta terça-feira ficou a apenas um centímetro da marcade 1953, afirmou.
Segundo o gerente, a água está a poucos centímetros de cobrir a pista do terminal. No estacionamento do prédio da Alfândega, que fica ao lado do terminal de ônibus, as águas já atingiram os pneus dos carros.
- Foi constatado que a água continuou a subir nesta terça-feira, por isso o plano do desvio no trânsito já está pronto, acrescentou.
Embora a alagação não apresente riscos para os veículos que passam pelo terminal, a preocupação da Prefeitura é com a conservação da rua Marquês de Santa Cruz, onde existem galerias pluviais. A intenção é evitar que a pista sofra com a circulação de veículos pesados, que podem causar o afundamento da rua.
- Tivemos a mesma preocupação com a avenida Eduardo Ribeiro, que teve trechos alagados hoje. A água não afetará os carros, no entanto pode causar danos à pista. Por isso interditamos parte da avenida, afirmou Maurício Reis.(Portal Amazônia-foto Semcom)

Nenhum comentário: