Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Encontro discutiu compras da agricultura familiar

Encontro promovido pelas Superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e Companhia Nacional de Alimentos – CONAB, durante todo o dia no auditório do INCRA, foi realizado um treinamento para técnicos de ATEs e do INCRA, sobre o programa do Governo Federal de Aquisição de Alimentos PAA, com o objetivo de incentivar a agricultura familiar.
O encontro foi aberto pelo superintendente ajunto do INCRA, Jorge Cláudio Serra Gonçalves, (foto) que falou da relevância do treinamento e da importância que esse programa do Governo Federal tem para dinamização, desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.Jorge Cláudio considerou ainda que grande parte da produção da agricultura familiar do Amazonas, são oriundas dos mais de cem projetos de reforma agrária que o INCRA atua no Estado.
O palestrante do evento foi o próprio superintendente da CONAB Thomaz da Silva, que explicou a platéia de mais de cinqüenta participantes o que é, e a importância do programa para a agricultora familiar.
Segundo ele, o Programa de Aquisição de Alimentos, pode ser visto como um grande mecanismo operacionalizado pela CONAB desde 2003, permitindo ao Governo Federal a compra de todos os produtos alimentícios da agricultura familiar, que posteriormente são doadas a instituições governamentais ou não, como escolas, creches, presídios, hospitais etc.”Esse é um programa novo do Governo federal, criado em 2003, mas que vem dando muito certo” disse Thomaz.
Explicou ainda, que os recursos para operacionalizar o PAA são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
Segundo Thomaz Silva, em 2008 o PAA no Amazonas contratou em valores R$ 4.300.000,00 e para este ano, a perspectiva é que esse valor alcance a casa dos R$ 5.000.000,00.
Outro ponto importante ressaltado pelo palestrante, é o fato de que as aquisições dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, ocorrem através de associações e os alimentos, são doados a instituições dos próprios municípios. ( Fonte Ascom-Incra)

Nenhum comentário: