Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A SUCESSÃO EM NÚMEROS

                                                                 *Osny Araújo

Definidas oficialmente as principais candidaturas ao Governo do Amazonas e ao Senado da República, foi divulgada a primeira pesquisa após as convenções com de votos do eleitorado amazonense e os resultados não foram surpreendente, considerados normais no bojo de uma campanha eleitoral que oficialmente está apenas começando.
Na pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope), encomendada pela Federação das Industrias do Estado do Amazonas, Federação do Comércio do Amazonas, Federação da Agricultura do Amazonas e Centro das Indústrias do Amazonas, o governador Omar Aziz (PMN), que tenta a reeleição aparece na frente com 51%, seguido do ex-ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento (PR), com 36%.
Na corrida para o Senado, que oferece duas vagas, a liderança é do ex-governador Eduardo Braga, (PMDB), com 84% seguido do senador Artur Neto (PSDB), com 47%. Quando a pesquisa foi realizada, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), que quer trocar a Câmara Federal pelo Senado da República, ainda não havia oficializado a sua candidatura, o que ocorreu ontem, ainda assim ela aparecia com 18%.
Na corrida presidencial, a pesquisa Ibope mostra mais uma vez o grande prestígio do presidente Lula no Estado e a sua candidata, a ex-ministra Dilma Roussef, (PT), aparece com 66% e José Serra (PSDB), vem com apenas 18% na intenção de votos no Estado.
Claro que pesquisa não ganha eleição, mas que ajuda a influenciar o eleitor, principalmente os mais desligados de política, disso ninguém pode duvidar, até porque, numa eleição tem muita gente que só gosta de votar em quem ganha, não se importando com o futuro.
Vejo esses primeiros números da pesquisa com naturalidade. Não é fácil você concorrer com o candidato que está no poder e de cara vencer numa pesquisa, por isso, entendo que a campanha está começando agora e certamente, nas futuras pesquisas as alterações nos percentuais serão consideráveis, para mais ou para menos, mas as mudanças começarão a surgir em função da campanha que vai começar pra valer.
É sabido da preferência que o presidente Lula tem pela candidatura de Nascimento e a eleição do senador parecia tranqüila, até que Aziz resolveu sair para a reeleição contando com o integral apoio do ex-governador Eduardo Braga, dividindo os aliados do presidente e aí, a disputa ganhou nova dimensão e a disputa deverá ser das mais acirradas, apesar da vantagem inicial de Aziz.
Como para o presidente lula o que interessa mesmo á carrear votos para Dilma, penso que na disputa para o Governo, com a participação de dois aliados, o ele fará uma coisa comum na política, ficará em cima do muro sem declinar publicamente nenhum apoio para não gerar atritos ou ciúmes entre os aliados, todos trabalhando pela eleição de Dilma Roussef.
Quanto quem irá governar o Amazonas a partir do próximo ano, considerando uma possível vitória da candidata governista, tudo ficará bem, uma vez que os candidatos no Amazonas são aliados do Governo e no âmbito federal jogam no mesmo time.
Vamos deixar a campanha oficial começar pra valer e ver o comportamento dos eleitores nas próximas pesquisas. Vem aí, o palanque eletrônico pelo radio e televisão, os comícios de ruas e os debates, importantíssimos numa disputa eleitoral e um belo exercício democrático, onde o eleitor poderá tirar dúvidas, observar as posturas dos candidatos, analisar propostas, aferir o nível intelectual, observar a ética e o comprometimento com a coisa pública e finalmente definir em quem votar.
Se a eleição fosse agora, não tenho dúvidas de que o governador Omar Aziz seria eleito no primeiro turno, mas como o pleito só ocorrerá em outubro, muita água a ainda passará por debaixo da ponte.
O governador Omar Aziz, com o programa Fala Governador, transmitido por uma cadeira de emissoras de rádio aos sábados para todo o Estado, com a ação conjunta na capital com a Prefeitura de Amazonino Mendes e com várias obras iniciadas pelo ex-governador Eduardo Braga sendo inauguradas agora, a vantagem do atual governador é muito grande.
Não sei ainda qual será a estratégia do ex-ministro dos Transportes, o senador Alfredo Nascimento para avançar nas pesquisas, mas certamente, deverá ter algum coelho para tirar da cartola. Se não tiver esse recurso, se não houver uma mágica pelo meio, a eleição poderá até ser decidida logo no primeiro turno. O melhor a fazer no momento, é aguardar com paciência o andar das carruagens políticas.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: