Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

Campanha de vacinação
contra H1N1 termina em Manaus


Manaus – A campanha de vacinação contra H1N1 em Manaus, iniciada no dia 8 de março, terminou ontem. De acordo com balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a capital imunizou 86% da população dos nove grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).
A meta estabelecida pelo MS era vacinar 80% da população. Os grupos prioritários foram definidos como: trabalhadores da saúde; indígenas aldeados; gestantes; doentes crônicos com menos de 60 anos; crianças de seis meses a menores de dois anos; jovens na faixa entre 20 e 29 anos de idade; população idosa com doenças crônicas; adultos entre 30 e 39 anos e crianças de dois a menores de cinco anos de idade.
As equipes de imunização da SEMSA atuaram unidades de saúde e em postos avançados, localizados em diversos pontos da cidade. Durante a vacinação, os servidores também trabalharam na vacinação dos idosos contra a Influenza sazonal (gripe comum) e na primeira etapa da campanha contra a Poliomielite.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a SEMSA imunizou 80.836 idosos contra a gripe comum e 167.293 crianças contra a Pólio, quando a meta era imunizar 158.927.
Balanço
A capital amazonense superou a meta de vacinação das crianças menores de dois anos, das gestantes, dos jovens entre 20 a 29 anos, dos indígenas e dos trabalhadores da Saúde.
No grupo de doentes crônicos, para o qual o MS não fixou meta operacional de vacinação, mais de 139.602 pessoas foram imunizadas, considerando os grupos prioritários formados por pacientes menores e maiores de 60 anos de idade.
Como no restante do País, em Manaus foi necessário ampliar o prazo de vacinação para os adultos entre 30 e 39 anos e para as crianças de dois a menores de cinco anos. No caso das crianças, parte dessa faixa etária foi imunizada no grupo dos doentes crônicos. A vacinação deste grupo foi de 46%.
Da mesma forma, em relação aos adultos entre 30 e 39 anos, muitos foram vacinados no grupo dos indígenas aldeados, trabalhadores de saúde, entre outros. Este grupo está com um porcentual de cobertura de 66%.
Segundo Deodato, a vacina continuará disponível para esses dois grupos populacionais nas unidades de saúde da rede municipal, até o fim do estoque de doses enviado pelo Ministério da Saúde O atendimento nas salas de vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



Nenhum comentário: