Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Amazonas vai produzir pele de
 peixes para indústria gaúcha


Manaus - O desperdício de peles de peixes regionais no Amazonas, segundo dados oficias, é de três toneladas/dia, o equivalente a 160 mil por ano. Por conta desse desperdício, o Governo do Amazonas quer transformar esse volume descarregado nos lixões e nas águas dos rios em um ótimo negócio para os donos de frigoríficos do Amazonas e de outros Estados.
De olho nesse mercado promissor, empresários da Péltica, empresa gaúcha que trabalha com couros exóticos estiveram em Manaus, visitando frigoríficos de Manacapuru e Iranduba, onde identificaram um potencial abundante e propício a virar matéria-prima dos mercados de roupa, bolsa e calçado. Entre eles o aruanã, tambaqui, surubim, mapará, pescada, pirarucu, pirarara e o tucunaré.
"O potencial da região convenceu os empresários de que as peles do pescado regional são exóticas e exuberantes e o resultado maior desse encontro é que nos dias 30 e 31 de julho, será realizado o treinamento de capacitação junto aos frigoríficos para a extração de peles sem furos e sem mutilações, dando mais um passo para estruturar a cadeia do pescado, e ao mesmo tempo, valorizar os produtos regionais dentro do conceito da sustentabilidade que é o objetivo", disse Nádia Ferreira, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.
Em Manacapuru e Iranduba, onde estiveram, os empresários gaúchos da Péltica, Alexandre Frasson e Betão Kruse expuseram suas intenções de investir no Amazonas, inclusive de implantar, futuramente, uma usina de curtume para beneficiar a matéria-prima, o que amenizaria o problema da logística de transporte dos insumos.





Nenhum comentário: