Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Crianças se divertem brincando
de bois mirins em Parintins

Parintins,AM -  A tradição da brincadeira do boi bumbá se aprende desde pequeno em Parintins. No município a cultura do boi de pano é passada de geração a geração As apresentações dos bois mirins é a primeira experiência.
As crianças são incentivadas pelos pais a participarem da brincadeira, algumas ficam tímidas com o publico , outras defendem as cores dos boizinhos com muita garra.
Três bois mirins disputam o titulo de campeão neste ano, os pais artistas , principais patrocinadores dos bois mirins permanecem quase sempre ao lado dos pequenos que tem idade máxima de doze anos.
A apresentação dos bois mirins representa mais que uma festa para as crianças significa a manutenção das festas folclóricas, na ilha à continuidade de garantido e caprichoso.
- Se não existir o boizinho futuramente os bois não vão ter um alicerce bom, enfatizou o artista do boi Edson Azevedo.
Criatividade
Os bois mirins assim como os oficiais apresentam vinte e um itens a serem julgados. Criatividades ,surpresas e muita emoção.
- É muito importante essa brincadeira para o desenvolvimento social das crianças pra humanidade pra cidadania deles. Preparada pelos pais, pelos sócios e por todo mundo que gosta do nosso boizinho , preparado da primeira lança do cavalinho até a última roupa dos nossos itens, então isso é que é importante a produção do boizinho, destacou a professora Irlany Ramos.
A disputa é acirrada , depois de tanto esforço os componentes das pequenas agremiações falam que o titulo é certo.
- O boi é multicampeão e sem dúvida nenhuma vai levar mais um troféu porque o estrelinha merece, o verde da minha infância, disse o apresentador de boi mirim, Leandro Batista.
Independente do campeão , todos que ajudam na sustentação da cultura folclórica podem ser considerados vitoriosos.

Nenhum comentário: