Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

É daqui a pouco
Brasil busca a liderança e o caminho
mais tranquilo contra Portugal

Durban, Africa do Sul - Um caminho mais tranquilo pela frente na Copa do Mundo, sem encontrar nenhuma das equipes poderosas (Argentina, Alemanha ou Inglaterra) até a final. É o que a seleção busca com o primeiro lugar no Grupo G. E um empate diante de Portugal, nesta sexta-feira, às 11h (de Brasília), no Estádio Moses Mabhida, em Durban, é o suficiente para manter a liderança. Com seis pontos, o Brasil já assegurou a vaga para as oitavas de final. Os portugueses estão quase lá também, com quatro. A classificação para a próxima fase só escapa em caso de uma derrota associada a uma vitória da Costa do Marfim sobre a Coreia do Norte e, se na combinação dos resultados, os africanos consiguirem tirar a grande diferença que existe no saldo de gols (7 de Portugal contra -2 da Costa do Marfim).
Com a definição dos outros grupos é possível fazer projeções. Apenas o adversário da seleção nas oitavas de final segue um mistério: Suíça, Espanha ou Chile brigam pelas duas vagas do Grupo H. Um dos três será o rival do Brasil. Se terminar em primeiro no Grupo G, a seleção vai encontrar uma chave, teoricamente, bem mais calma até a final. O adversário nas quartas de final sairia do confronto entre Holanda e Eslováquia. Já na semifinal, o Brasil encontraria Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Gana.
Com uma derrota para Portugal e o segundo lugar no Grupo G, o cruzamento ficaria mais complicado até a final. Nas quartas, a seleção encararia o vencedor do duelo entre Paraguai e Japão. Já na semifinal, o Brasil poderia esbarrar com forças como Argentina, Alemanha, Inglaterra ou México.
Além disso, o primeiro lugar no grupo G faz a seleção se desgastar menos nos deslocamentos até a final da Copa do Mundo. O jogo das oitavas de final seria em Joanesburgo, no estádio Ellis Park. Depois, a partida das quartas de final seria em Port Elizabeth. De lá, a seleção viajaria direto para jogar a semifinal na Cidade do Cabo. E a decisão seria no Estádio Soccer City, em Joanesburgo. Já com o segundo lugar, o Brasil jogaria as oitavas de final na Cidade do Cabo. Depois, a seleção voltaria para Joanesburgo para disputar as quartas de final. A semifinal seria em Durban. E para a final nova viagem para Joanesburgo.
Desde o dia 4 de dezembro, quando foram sorteados os grupos da Copa do Mundo, o duelo entre Brasil e Portugal vem sendo apontado como o jogo mais esperado da primeira fase. As duas seleções vêm de grandes vitórias. A seleção bateu a Costa do Marfim por 3 a 1. E os portugueses simplesmente atropelaram a Coreia do Norte: 7 a 0.
A fase dos dois países não poderia ser melhor. O Brasil vem de oito vitórias consecutivas. Enquando Portugal sustenta 18 partidas de invencibilidade – desde que perdeu justamente para o Brasil por 6 a 2, no dia 19 de novembro de 2008, no Distrito Federal.
O duelo, porém, vai ter ausências importantes. O Brasil não vai ter a principal estrela: Kaká. O camisa 10 foi expulso no fim da partida contra a Costa do Marfim e precisa cumprir a suspensão. Além disso, Elano também não joga por causa de uma pancada no tornozelo direito. Julio Baptista e Daniel Alves entram no time titular. Pelo lado português, a grande ausência é meia Deco, que se recupera de uma lesão. Mas Cristiano Ronaldo vai estar em campo.
- O Cristiano Ronaldo é um grande jogador, mas não pretendemos fazer marcação individual, porque todos eles merecem atenção. É mais uma partida complicada para o Brasil, como todas de Copa do Mundo. Nossa intenção é seguir crescendo jogo após jogo, como aconteceu em 2002. Tecnicamente, Portugal tem um talento comparável ao do Brasil - disse o capitão Lúcio.
Esquecer o passado e pensar no futuro
Faz um ano e meio. A seleção portuguesa, em momento de renovação, foi ao Brasil para ver do que era capaz, para perceber qual era seu verdadeiro status. E levou 6 a 2. Da goleada sofrida no Distrito Federal naquele 19 de novembro de 2008 à decisão de vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, muita coisa mudou para Portugal.
E para melhor. Invicta desde então, a seleção portuguesa tenta dar o troco agora, no jogo que realmente importa. A meta, ao pisar no gramado de Durban, é esquecer o passado e pensar no futuro.
- Aquele jogo teve circunstâncias especiais para a equipe portuguesa. Com o passado, construímos o futuro, mas não temos que pensar nisso. Passou muito tempo. Nesse momento, o conhecimento entre todos é completamente diferente do início do trabalho. Quando jogamos contra o Brasil, tínhamos nove ou dez dias de treino. Nesse momento, fizemos 25 jogos. É substancialmente diferente. Uma das diferenças marcantes é que Portugal, em 25 jogos, sofreu gols em apenas quatro. Isso é o resultado de um maior conhecimento dos jogadores, de um equilíbrio mais sólido. Agora, vai ser diferente. É um jogo de Copa do Mundo.
Deco não enfrenta o Brasil. O meio-campista, com dores lombares, está sendo preparado para as oitavas de final, caso Portugal avance. A equipe que massacrou a Coreia do Norte (7 a 0) pode ter mudanças para o duelo desta sexta-feira. Queiroz disse que são adversários muito diferentes. Na prática, ele estuda montar uma estrutura um pouco mais defensiva.
Por mais que só uma tragédia impensável elimine Portugal da Copa do Mundo (tem que perder o jogo e ver a Costa do Marfim tirar um saldo de nove gols para cair fora), a seleção lusa prefere ainda não se considerar dentro das oitavas de final. Por isso, Carlos Queiroz descartou preservar titulares com risco de suspensão, caso do astro Cristiano Ronaldo.
- Não temos que ter nenhuma recomendação ao Cristiano. Nenhuma. Ele tem que jogar como quando levou o cartão amarelo – afirmou o treinador.(Rede Globo)



Nenhum comentário: