Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

Festival Folclórico de Parintins
Estratégias e segredos pesam na
decisão para vencer o Festival

Parintins, AM - O Festival Folclórico de Parintins nasce de uma lenda, história que move o duelo entre os bois Garantido e Caprichoso: Mãe Catirina quer comer a língua do boi, obrigando o marido, pai Francisco a matar o animal do dono da fazenda, justamente o preferido. Ao descobrir o feito, o fazendeiro prende Francisco e pede um pajé para que ressuscite o boi. Com o boi novamente vivo, faz-se uma grande festa, representada no festival, por meio de várias evoluções.
Da história nasce uma série de itens: Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Cunhã Poranga, Levantador de Toadas, Apresentador do Boi, Pajé, percussão (Marujada do Caprichoso) e (Batucada do Garantido), Porta-estandarte, Tripa do Boi, Rainha do Folclore.
Todos os itens são essenciais para a vitória, mas para ganhar na arena, o coletivo é essencial, já que nenhum talento individual ou apresentação ganham o festival sozinhos.
Os itens são responsáveis pela mesma quantidade de pontos e têm o mesmo peso, já que o regulamento de 2005 privilegia o destaque coletivo. Segundo o artigo 25, caso haja empate na pontuação geral , o desempate é feito pela soma dos pontos conquistados por meio dos itens coletivos. Somente se o impate persistir é que os itens individuais serão levados em conta.
Para levar o título, o boi Caprichoso aposta no retorno do levantador de toadas David Assayag já que anos anteriores o iten musical não era o forte do Boi. Segundo os organizadores, David vem para somar pontos.
Já o Garantido aposta no coletivo e considera que todos os itens sao importantes para vencer na arena.
A Estratégia é um ponto forte para vencer o festival. Cada boi segue com seus segredos, revelados nos momentos em que os bois entram na arena e desvendam o espetáculo.(P.Amazonia)





Nenhum comentário: