Pesquisar este blog

sábado, 19 de junho de 2010

PR OFICIALIZA CANDIDATURA
DE NASCIMENTO AO GOVERNO

O senador Alfredo Nascimento (PR) oficializou sua candidatura neste sábado, em evento que reuniu mais de 5 mil militantes, segundo a organização do evento. Em seu discurso, Alfredo deu o tom de sua campanha: criticou o abandono do interior do Estado, a insegurança na capital e a falta de transparência nos gastos públicos.A convenção foi realizada na casa de show Planeta Talismã, na zona Norte da cidade.
Cerca de 5 mil militantes dos oito partidos que formam a coligação foram ao local. Além da oficialização das candidaturas de Alfredo Nascimento Serafim Corrêa, a convenção homologou os nomes de Marilene Corrêa (PT), ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Jeferson Praia (PDT) na disputa pelo Senado.
A coligação “Amazonas melhor para todos” reúne, além do PR e do PSB, as seguintes legendas: Partido Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Social Liberal (PSL), Partido da Social Democracia Cristão (PSDC) e Partido dos Trabalhadores (PT) – este que compõe, ainda, a coligação com o candidato à reeleição Omar Aziz (PMN), após decisão da cúpula do PT para evitar os “rachas”.
Discurso
No seu discurso, Alfredo enfatizou a falta de investimentos no interior do Estado. Ele disse que visou os municípios e viu muito abandono. Segundo ele, é preciso investir no interior para que os problemas sociais de Manaus e do Estado sejam minimizados. Alfredo disse que, se for eleito, vai passar três dias por semana visitando as cidades do interior.
Em outro ponto do discurso, Alfredo exaltou o seu candidato a vice, Serafim Correa (PSB), e disse que seu governo vai trazer mais dinheiro e investimentos para o Estado e que vai ser muito mais transparente que os demais.
Alfredo também criticou a falta de segurança. Ele disse que vai criar uma ‘polícia família’, que dê segurança para a população.
No final do discurso, Alfredo se comparou ao presidente Luis Inácio Lula da Silva. “Eu quero ser para o Amazonas o que o Lula é para o Brasil”.
Disputa acirrada pelo apoio de Lula
Apesar do presidente Lula ter afirmado, em Manaus, na última quarta-feira, que só vai divulgar o nome do seu candidato em 3 de julho, a chapa de Alfredo conclama para si o apoio do presidente Lula, tendo em vista a participação do senador do PR na lista de ministros nomeados pelo presidente, em 2002. O mesmo acontece na coligação adversária, com Omar Aziz (PMN), que se diz apoiador de Lula, seguindo os passos de Eduardo Braga (PMDB), e de sua candidata, Dilma Roussef (PT).
A chapa do ex-ministro, no entanto, buscou “provar” ao público o apoio de Lula, mesmo que o presidente tenha afirmado que somente divulgará apoio no próximo dia 3 de julho, quando as convenções partidárias para as eleições deste ano já estiveram concluídas. A assessoria do PR exibiu uma série de vídeos onde o presidente Lula e Dilma Roussef fazem elogios ao trabalho de Alfredo enquanto ministro e ex-prefeito de Manaus.
Em entrevista concedida ao Portal D24AM na última sexta-feira, dia 18, durante inauguração de uma escola padrão do Governo do Amazonas que contou com a presença de Omar Aziz, a deputada federal Vanessa Grazziotion (PCdoB), que foi uma das parlamentares que foi crítica da primeira gestão de Eduardo Braga (PMDB) mas que agora apóia a reeleição do ex-vice-governador, afirmou que o presidente Lula vai se manter “neutro” e não vai escolher apenas um nome para apoiar nas eleições – o que contraria os interesses de ambas as chapas.
Candidaturas dos Marcelos também são homologadas
Além das candidaturas de Alfredo, Serafim, Marilene e Praia, a convenção homologou ainda as candidaturas do deputado Marcelo Serafim – filho de Serafim Correa – e do vereador Marcelo Ramos, ambos do PSB. Serafim sai para disputar a reeleição à Câmara dos Deputados, em Brasília, e Ramos para tentar, pela primeira vez, uma vaga na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
O vereador disse que pretende levar o trabalho de fiscalização que realiza na CMM para a Assembléia. “O objetivo principal é desenvolver um trabalho de fiscalização na ALE, que vive num pode marcado pela omissão. Eles não cumprem a missão de fiscalizar”, criticou o vereador. Marcelo Ramos adiantou sua primeira ação na ALE, caso seja eleito. “Minha primeira ação será tentar zerar o ICMS sobre o serviço de Internet em Manaus. A Internet em Manaus é caríssima. Vamos ver se com isso conseguimos baratear o serviço”, diz Marcelo Ramos.
Discursos, presença de aliados e não-aliados
Nomes como o do vereador cassado Henrique Oliveira (PP), ex-crítico do então prefeito Serafim Corrêa quando o ex-parlamentar apresentava um programa de tevê local, o vereador Massami Miki (PSL) e Elias Emanuel (PSB), que foi líder de Serafim na Câmara Municipal de Manaus (CMM), também estiveram presentes.
Apesar da decisão do PT, acertada na noite da última quinta-feira, dia 17, de liberar a adesão de seus militantes e dirigentes a ambas as chapas que concorrem a este ano – evitando, assim, os “rachas” –, apenas Marilene Correa, candidata ao Senado, e João Pedro, presidente da executiva regional do partido, compareceram à convenção.(portald24am@gmail.com )

Nenhum comentário: