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terça-feira, 29 de junho de 2010

PESQUISA MOSTRA INSATISFAÇÃO
DOS TURISTAS COM MANAUS

Manaus - Pesquisa da Fecomércio mostrou insatisfação dos turistas com as condições de transporte na Região Metropolitana da capital amazonense, em avaliação para a Copa de 2014.
Levantamento divulgado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais sobre o Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, mostra que 46,3% dos visitantes da capital do Amazonas não cogitam retornar. Entre os destaques, está a insatisfação de 43,9% dos turistas nacionais com o transporte público da cidade.
A pesquisa mostra que a maioria dos turistas reclama exatamente do que depende mais do poder público. O transporte público (46,1%), asfaltamento (42,5%), limpeza pública (32,3%), segurança pública (30,0%) e serviço de táxi (23,9%), foram os serviços que mais geraram a insatisfação dos turistas estrangeiros. Em relação ao turista nacional, o destaque negativo ficou por conta do transporte público (46,9%), limpeza pública (44,3%), asfaltamento (40,8%), segurança pública (36,7%) e aeroporto (28,0%). De maneira geral a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com 88,2% e 91,9% respectivamente. A pesquisa tem o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor. Foram realizadas 84 entrevistas com donos ou gerentes de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo e 385 entrevistas com turistas, sendo 158 de origem nacional e 227 de origem estrangeira.
Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita Manaus os cinco itens com maior nível de satisfação foram a hospitalidade manauara (87,1%), hospedagem (86,9%), gastronomia (86,5%), atrativos naturais (85,1%) e culturais (85,0%). Em relação aos turistas estrangeiros se destacam os atrativos naturais (92,5%), hospitalidade manauara (91,7%), hospedagem (91,2%), guias e monitores (90,9%) e diversão noturna (90,6%).
Entre as motivações da viagem para o Amazonas se destacam a procura por atrativos naturais e culturais, com destaque para a fauna, flora e folclore. O que acaba motivando os turistas a visitar cidades como Presidente Figueiredo e Parintins. Quando indagado o que induziu o turista a visitar Manaus, os turistas estrangeiros relataram agências de viagens, seguidas de feiras e eventos, enquanto os turistas nacionais em sua grande maioria relataram amigos e parentes.
Em relação à satisfação com Manaus, os grandes destaques foram os atrativos naturais e culturais, hospedagem, hospitalidade manauara e a gastronomia. Por outro lado, os serviços públicos foram os responsáveis pela insatisfação tanto dos turistas nacionais quanto estrangeiros, o que demonstra a necessidade de investimentos no setor, de forma a melhorar a estadia dos turistas que procuram o Amazonas, e em particular a cidade de Manaus.
Avaliação de empresários e gerentes
Na avaliação dos gerentes e empresários ligados ao turismo na Cidade de Manaus, o nível de ocupação das unidades habitacionais no mês de março quando comparado ao mês de fevereiro, manteve-se igual para 25,0% dos entrevistados, sendo que para 42,5% foi superior e 32,5% inferior. Já na comparação do mês de abril em relação a março de 2010; 36,7% dos gerentes e empresários relataram que foi superior; 44,3% igual e 19,0% inferior.
Segundo a pesquisa, na visão dos gerentes e empresários do setor, a maior dificuldade para alavancar o turismo em Manaus é a falta de infra-estrutura aeroportuária, que também apareceu com um dos cinco itens de insatisfação por parte dos turistas nacionais.
Segundo os empresários, a maior dificuldade para alavancar o turismo em Manaus é a infra-estrutura aeroportuária, melhor divulgação do Município no Brasil e no Exterior, falta de infra-estrutura no Município, falta de incentivos fiscais e ausência de eventos culturais e empresariais.(D.Amazonas)

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