Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2010

Agora aliado, Praciano ameniza
críticas a Alfredo Nascimento

Manaus - Segundo o deputado federal, o único erro do então prefeito Alfredo Nascimento foi ter inaugurado o sistema Expresso enquanto ele ainda não estava pronto.
Deputado federal Francisco Praciano poupou o ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento nas críticas sobre o transporte coletivo, nesta segunda-feira (14). Foto: Breno Freitas O deputado federal Francisco Praciano (PT) amenizou nesta segunda-feira (14) as críticas que fazia ao sistema Expresso, criado por Alfredo Nascimento (PR) quando era prefeito. Praciano integra a chapa de apoio à candidatura do ex-ministro dos Transportes e ex-prefeito de Manaus ao governo do Estado.
Segundo ele, o único erro do então prefeito Alfredo Nascimento foi ter inaugurado o sistema enquanto ainda não estava pronto e que, também, faltou confiança por parte dos gestores seguintes em dar sequência ao projeto original. Para Praciano, isso faria com que o Expresso obtivesse melhor resultado
“Se os prefeitos seguintes tivessem continuado o projeto original, ele teria dado certo. Lembro que eu estive nos terminais de integração logo nos primeiros dias do sistema e vi que funcionava bem, apesar de não ter sido completamente pronto até a inauguração”, afirmou o deputado.
Mudança de opinião
As opiniões atuais do parlamentar são bem diferentes do ano de 2004, quando era vereador. Na época, Praciano fazia fortes críticas ao Expresso, implementado pelo atual candidato ao governo.
“Teoricamente, o Sistema Expresso vinha para reduzir o preço da passagem, dos custos, agilizar o deslocamento do usuário e dar qualidade ao sistema de transporte da cidade, mas isso não aconteceu. Tivemos o aumento da tarifa no dia seguinte. Pode ir a qualquer terminal que a insatisfação é visível no rosto das pessoas que esperam nas filas”, afirmou o deputado, na edição de 14 de dezembro de 2004 do jornal Diário do Amazonas.
Praciano criticava ainda a postura do município, por meio da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) – hoje Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) –, que não divulgava o programa físico-financeiro do sistema Expresso.
“Nunca tivemos uma prestação de contas. Foram investidos 140 milhões pagos por empresários e tendo a prefeitura como avalista, mas ninguém sabe quanto custou realmente e quando foi gasto além desse valor”, disse Praciano, na época.
Caos na Copa do Mundo de 2014
Praciano trouxe novamente ao debate as ideias defendidas pelo candidato a prefeito em 2008, Luiz Navarro (PCB), que tinha como programa de governo a criação de um sistema fluvial auxiliar que funcionaria ao longo da orla da cidade. “É uma boa idéia. Para isso bastava que o sistema fosse conectado ao sistema urbano”, defendeu Praciano.
O parlamentar expôs ainda sua preocupação com o sistema de transporte coletivo para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, que terá Manaus como uma das cidades-sede. Para ele, o sistema não estará pronto para receber o evento esportivo. “Nós precisamos resolver esse assunto independente de Copa”, disse.
Apoio a Alfredo: decisão do PT
Sobre a aliança com a chapa de apoio ao ex-Ministro, Praciano diz que optou pela decisão do partido. “Foi uma decisão do partido, do presidente Lula e da cúpula do PT. Além do mais, Alfredo Nascimento é a melhor opção, pois representa uma alternativa ao que está aí”, disse.
Praciano se refere ao que ele chama de “força institucional”, termo que ele atribui ao governo de Eduardo Braga (PMDB). “Temos de reduzir essa força institucional, onde o governador indica o presidente, o corregedor e o ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.
O parlamentar defendeu ainda a decisão do partido pela coligação com o PR afirmando que as gestões de Alfredo à frente do município e do Ministério dos Transportes, no governo Lula, não foi marcada por “escândalos”.
Nova Veneza?
Questionado sobre sua postura como crítico do governo Alfredo Nascimento, em caso de vitória da coligação, e se iria cobrar, por exemplo, a execução de uma das antigas promessas de campanha de Nascimento na campanha de 1996 à Prefeitura de Manaus – como o projeto Nova Veneza – Praciano respondeu: “Nova Veneza? Não lembro desse projeto”.(D24AM)

Nenhum comentário: