Pesquisar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

Estudo revela problemas
 ambientais em Iranduba


Iranduba,AM – Uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) revelou que o município de Iranduba, a 34 quilômetros de Manaus, está com indícios de problemas ambientais. De acordo com o estudo, 200 quilômetros quadrados da área florestal local já foi devastado.
O projeto de pesquisa desenvolvido no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é da mestre em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Eliene Cruz. Com o nome “A Análise Temporal do Uso e Cobertura da Terra do município de Iranduba de 1998 a 2009”, a pesquisa teve investimento de R$ 36 mil.
Como fatores para a diminuição da cobertura vegetal, o estudo aponta a ocupação desordenada, atividades de extração de argila e a especulação imobiliária com a construção da nova ponte. A consequência da perda ações é a erosão.
A análise ainda é parcial, mas as constatações feitas até o momento são alarmantes. “A partir do estudo já conseguimos perceber problemas no município por conta da ausência da cobertura vegetal”, explicou a pesquisadora.



,







Nenhum comentário: