Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010


Lula vai visitar cidades atingidas
por enchentes no Nordeste


Brasilia - O presidente Lula deverá visitar na quinta-feira (24) pelo menos duas cidades em Alagoas e outras duas em Pernambuco afetadas pelas enchentes neste último fim de semana. A viagem foi agendada em uma reunião com dez ministros para organizar a ajuda do governo aos Estados. O presidente deve sair de Brasília com destino à Recife às 20h desta quarta-feira (23).
Lula foi na terça-feira (22) à Altamira e a Marabá, no Pará, e voltaria para Brasília à noite. Em Alagoas e Pernambuco, ele estará acompanhado dos ministros Nelson Jobim (Defesa), João Santana (Integração Nacional) e Paulo Sérgio Passos (Transportes), que já embarcaram para o Nordeste. A primeira medida é avaliar a extensão dos danos para planejar as ações de reconstrução. Para emergências, o governo já anunciou a liberação de R$ 100 milhões.
A ministra da Casa Civil informou ainda que o governo disponibilizou 400 homens da Força de Segurança Nacional para apoio às ações de emergência.
Estragos causados pela chuva em Palmares (PE). A população local enfrentou mais uma noite sem água
- Eles já estão aquartelados e aguardando que sejam chamados pelos Estados, que deverão apresentar suas demandas.
Eles devem atuar principalmente na logística de distribuição de alimentos e ajuda médica, além de fazer a segurança nas cidades para evitar saques e atos de vandalismo.
A partir desta terça-feira, integrantes do Gabinete de Segurança Institucional e do Ministério da Integração farão reuniões diárias para planejar a ajuda. O grupo, chamado de Gabinete de Crise, é semelhante ao que foi montado após os terremotos no Haiti. Se concentrará em organizar como os ministérios prestarão assistência aos Estados e irá organizar como serão feitas doações para as cidades atingidas. Fonte: Renan Ramalho, do R7, em Brasília

Nenhum comentário: