Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Avenida das Torres liberada
para tráfego de veículos


Manaus – A Avenida das Torres, batizada com o nome do ex-governador José Lindoso, está liberada para tráfego de veículos desde ontem (29). Nesta manhã, o número de carros na via já era grande. O complexo viário inaugurado nesta terça-feira pelo Governado do Amazonas, Omar Aziz, conta 6.300 metros de extensão, liga a Cidade Nova, na zona Norte, aos bairros do Aleixo e Coroado, nas zonas Centro-Sul e Leste da cidade e exigiu um investimento de R$ 48,2 milhões por parte do Governo do Estado.
A avenida vai desafogar o tráfego nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Efigênio Sales e Grande Circular. A obra é de responsabilidade da Secretaria de Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).
A pista da direita, que parte da Alameda Cosme Ferreira, no bairro do Coroado, vai até a Avenida Timbiras, na Cidade Nova, enquanto a da esquerda, que parte da Avenida Timbiras segue em direção à Avenida Ephigênio Sales, no bairro do Aleixo.
Com extensão total de 6.300 metros, a Avenida das Torres conta com três pistas de cada lado, ou seja, seis pistas de rolamento. As calçadas laterais medem três e as internas um metro de largura.
A Avenida das Torres tem início nos bairros do Coroado e Aleixo. No Aleixo, ao lado do conjunto residencial “Ephigênio Sales”, no V-8. No Coroado, tem início na Alameda Cosme Ferreira, nas proximidades da Concessionária Murano. Ela passa entre os conjuntos Petros – à direita, e o Artur Reis, mais à esquerda; segue cortando o Parque das Laranjeiras e a Cidade Nova I, tendo como área de abrangência os conjuntos Jardim Oriente e Jardim Sakura, o Residencial Águas Claras, as comunidades Boas Novas e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, entre outros.
Além de permitir uma ligação mais rápida entre as zonas Norte, Centro-Sul e Leste, entre a Cidade Nova e os bairros do Aleixo e Coroado, também reduzirá o tempo de deslocamento de quem sai de bairros como o Japiim, Crespo e São Lázaro em direção à zona Norte da cidade. (AL)
Protestos
Durante a inauguração, moradores de bairros do entorno da Avenida das Torres cobraram do Governador Omar Aziz asfaltamento nas ruas. Uma das faixas erguidas na via dizia "Govarnador asfate a rua Barão de Itamaracá". Os moradores pedem ainda asfaltamento e segurança das ruas Ulisses Guimarães e Visconde de Jequitinhona.
O secretário executivo da Seinf, Roberto Honda, diz que o asfaltamento das vias não é de responsabilidade do Estado e sim das empresas que lotearam a área ou com a Prefeitura Municipal.(Agecom)




Nenhum comentário: