Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Ilha  veste azul
Caprichoso mais uma vez
campeão em Parintins 

Parintins, AM - Após três noites de disputa, o Boi Bumbá Caprichoso venceu o duelo com o Boi Garantido e sagrou-se campeão do 45º Festival Folclórico de Parintins. A apuração do resultado foi realizada às 11h desta segunda-feira (28) no bumbódromo do município.
Como em todos os anos, a apuração foi cercada por um misto de tristeza, alegria e revolta. Depois de oficializado o resultado final, a galera azul tomou conta do Curral , já o Garantido lamentou , mostrando-se inconformado com o resultado.
O Caprichoso foi o segundo a entrar na arena na primeira noite da disputa e encantou o público com o tema " Melodia Natural - Um Canto de Amor à Vida".
Outro destaque do Diamante Negro foi a apresentação do levantador de toadas David Assayag, que se transferiu para o boi azul depois de 15 anos defendendo as cores vermelho e branco do Garantido.
Levantador de toadas David Assayag
O Boi Azul abriu as duas últimas noites. Na noite de encerramento fez uma viagem ao mundo sobrenatural, com as celebrações das tribos da Amazônia.
Veja os resultados finais
Conheça a história do Caprichoso
A história do Boi Caprichoso começa com os irmãos cearenses Raimundo Cid, Pedro Cid e Félix Cid.
Eles chegaram do Ceará com a família à procura de trabalho e fizeram uma promessa a São João Batista: se encontrassem emprego, reverenciariam o santo com um boi de pano. Alcançaram a graça e cumpriram a promessa.
Certo dia, os três estavam na Praça 14 em Manaus, quando viram um Boi pertencente à família Antares, com o nome de Caprichoso. O trio gostou do que viu e resolveu fazer uma homenagem em sua promessa, fundando assim o Boi Caprichoso de Parintins em 20/10/1913.
Apresentação do Boi Caprichoso
No início, o boi começo contava apenas com 20 pessoas, um instrumental feito de madeira oca com peles de animais, e os personagens Estrela Maior, o Amo e Vaqueirada.
Duas manifestações folclóricas podem ter influenciado os irmãos: o Bumba-Meu-Boi maranhense e a Marujada paraense.
Estudiosos afirmam que o Boi Caprichoso pode ter assimilado elementos desses dois folguedos, uma vez que o bumbá adotou como cores oficiais o azul e o branco, usadas nos trajes dos marujos.
O Boi Caprichoso ganhou o apelido de "diamante negro" . Ele tem como símbolo a estrela azul, que ostenta na testa.
Levantador de toadas David Assayag
Veja o nome dos jurados do festival
Diomar Naves - Tocantins: Secretário de Cultura do Estado de Tocantins e presidente da Fundação Cultural do Tocantins. Também é músico, teatrólogo e arquiteto. Por ser presidente do Júri, ele não vota.
Caíque Botakay - Rio de Janeiro: Professor de música do Conservatório Brasileiro de Música da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também é músico, teatrólogo e cineasta.
Maria Lúcia Catani - Rio Grande do Sul: Professora e coordenadora dos curos de pós-graduação em artes plásticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG). É artista plástica.
Ney Fialkow- do Rio Grande do Sul: Professor do Curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG). É músico.
Carmem Luz - Rio de Janeiro: Diretora do Centro do Corpo e da Companhia de Dança Étnica - Bailarina e coreógrafa.
Anderson Camacho - Tocantins: Diretor artístico do Coral do Tribunal de Justiça de Tocantins e do grupo Voz Toque. É Músico e Maestro.
Chico de Assis - Rio Grande do Sul: Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG).Ator, professor e mestre em Ciências Socais.
Elsa Paranaguá- Tocantins: Artista Plástica e crítica de arte, graduada em Artes Visuais. Possui um ateliê independente há 16 anos. Coordena a área de artes visuais da Fundação Cultural do Estado de Tocantins.Andréa Falcão - Rio de Janeiro : É doutoranda em Ciências Sociais, mestre em Memórias Sociais e professora de patrimônio cultural do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Antropóloga e pesquisadora. (AL)



Nenhum comentário: