Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

URUBUS PLANANDO NO AR, PRÓXIMOS AOS
AEROPORTOS É PERIGO PARA A AVIAÇÃO

Manaus - O perigo continua no ar nos arredores de Manaus, fazendo com que pilotos de aeronaves tenham cuidados redobrados para evitar colisões com aves, especialmente os urubus que povoam os nossos céus com muita intensidade, exibindo as suas incríveis habilidades de excelentes planadores.
A verdade, é que o número de colisões de aeronaves com pássaros , aumentou em 22 por cento no ano passado, em comparação com os dados registrados em 2008.
Os dados foram revelados pelo Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa).
Em todo o País, o registro de casos dessa natureza foi da ordem de 38 por cento, o que pode ser considerado um índice elevado e perigoso para a aviação próximas à maioria das cidades brasileiras.
Para o coordenador da Superintendência Regional da Empresa de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) o perigo ocorre função das expansões das lixeiras viciadas e situadas nas proximidades dos aeroportos.
O coordenador explicou ainda que em 2008 foram detectadas pelo Infraero seis locais onde o lixo era inadequadamente depositado e o ano passado, mais seis “lixeiras” desse tipo foram localizadas, dentro de um radio de 20 quilômetros do aeroporto, considerado como área de segurança.
Para o superintendente do Ibama no Amazonas, Mário Lúcio Reis, o problema da proliferação de urubus não é exclusividade dos aeroportos, mas em toda a cidade.
Ele foi enfático e frisou que “o problema da proliferação de urubus na cidade, é uma questão pura e simples de limpeza pública”.
Ele fez questão de não jogar toda a culpa na Prefeitura, responsável pela coleta do lixo. “O fato tamém é reflexo de falta de conscientização e tudo isso, reflete um mau hábito dos moradores da cidade em relação ao descarte do lixo”.

Nenhum comentário: